29 de julho de 2015

Arqueólogos defendem possível presença
de lagar de azeite na Tapada das Guaritas

DSC09326
Arqueólogos acreditam na existência de um lagar de azeite, na Tapada das Guaritas. Fragmentos de talha encontrados durante as escavações, que decorreram de 21 a 27 de julho, parecem pertencer a grandes potes de armazenamento de azeite, afirma a arqueóloga responsável Sara Prata. 
As rochas têm maior robustez que as das habitações escavadas no ano passado e a presença de um peso de lagar na proximidade reforçam a ideia de estarmos na presença de um lagar.
Novas escavações nas imediações
Entre os dias 28 e 31 de julho vão ser feitas outras duas escavações em locais próximos e referenciados pela secção de arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Estas escavações arqueológicas visam compreender o modo como os territórios foram ocupados entre os séculos V e XII, designadamente a forma de habitação e o aproveitamento que era feito do território. 
Esta iniciativa está inserida no projeto de investigação PramCV (Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide), o qual resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa. © CMCV/NCV


DSC09302
DSC09305

DSC093298

Sem comentários: