Arqueólogos acreditam na existência de um lagar de azeite, na Tapada das Guaritas. Fragmentos de talha encontrados durante as escavações, que decorreram de 21 a 27 de julho, parecem pertencer a grandes potes de armazenamento de azeite, afirma a arqueóloga responsável Sara Prata.
As rochas têm maior robustez que as das habitações escavadas no ano passado e a presença de um peso de lagar na proximidade reforçam a ideia de estarmos na presença de um lagar.
Novas escavações nas imediações
Entre os dias 28 e 31 de julho vão ser feitas outras duas escavações em locais próximos e referenciados pela secção de arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Estas escavações arqueológicas visam compreender o modo como os territórios foram ocupados entre os séculos V e XII, designadamente a forma de habitação e o aproveitamento que era feito do território.
Esta iniciativa está inserida no projeto de investigação PramCV (Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide), o qual resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa. © CMCV/NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário