D. Antonino Fernandes Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, está a presidir, em Fátima à peregrinação internacional aniversária de julho, que decorre ontem e hoje, dias 12 e 13 de Julho.
Nas palavras de D. Antonino Dias, se a santidade é “fruto do amor gratuito de Deus”, dom de Deus, e se “implica tarefa humana”, “seria um contrassenso contentarmo-nos com uma vida medíocre, pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial”, daí o desafio na perseverança pela santidade.
Na interpretação de D. Antonino Dias, a própria mensagem de Fátima é exortação e caminho que aponta a santidade: “Se Maria ajudou os Pastorinhos [de Fátima], Ela, continua, também hoje a exercer a sua maternidade espiritual e a interceder por nós. […] Mas, caros fiéis, nós temos de fazer a nossa parte”.
As celebrações da peregrinação de Julho tiveram como tema “Sede santos porque Eu sou santo” e foram também ocasião de oração pelo Papa Francisco, para que “continue a iluminar a Igreja e o Mundo no caminho para o Céu”.
Em Fátima rezou-se também por todos quantos são perseguidos pela sua fé, em especial pelos cristãos no Médio Oriente, “para que contem sempre com a oração e solidariedade de todos os outros cristãos e para que tenham a fortaleza de Maria aos pés da Cruz”.
Na abertura da peregrinação, na tarde de 12 de julho, foi lido um relato de um ato de martírio, assinado por três das monjas após descrição da família de três mártires sírios, e mostrado aos peregrinos presentes na Capelinha das Aparições o sinal visível desse martírio, três balas e um lenço, oferecidos a Nossa Senhora de Fátima, “Rainha da Paz”, “para que sejam uma perpétua recordação da urgência da oração pelos cristãos do Médio Oriente, para que permaneçam fiéis ao seu Batismo e para que, por essa fé, sejam verdadeiros guardiães dos lugares sagrados”, nas palavras das monjas que fizeram a oferta ao Santuário.
Nos serviços do Santuário de Fátima, 45 grupos, vindos de 21 países, anunciaram-se como participantes nas celebrações desta manhã (13 de Julho). © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário