
Conforme o NCV já noticiou (vd notícia AQUI), o Conselho da Comunidade Sefardita de Jerusalém decidiu atribuir a Carolino Tapadejo a Medalha comemorativa d’As Quatro Sinagogas Sefarditas no Bairro Judeu da Cidade Velha de Jerusalém.
O Gabinete Sóciocultural da Câmara Municipal de Castelo de Vide distribuiu hoje um "press release" sobre esta "condecoração a Carolino Tapadejo" por parte da Comunidade Sefardita de Israel em colaboração com a Autarquia.
De facto a referida medalha será entregue num acto público, que terá lugar no próximo dia 9 de Agosto pelas 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e que "conta com a presença de personalidades, como o Dr. Abraham Haim, presidente da Comunidade Sefardita de Jerusalém".
Câmara Municipal reconhece papel do homenageado
A Câmara Municipal de Castelo de Vide associa-se a este acto público (...) "na medida em que reconhece a dedicação, disponibilidade e o interesse que Carolino Tapadejo tem desenvolvido ao longo dos anos em prol da utilização e divulgação da cultura e herança judaica sefardita", justifica-se o comunicado de imprensa.
"O Conselho pretende, deste modo, homenagear este castelo-vidense pelo infatigável trabalho que tem feito para promover a investigação e divulgação do património histórico-cultural judaico e converso de Portugal em geral e, em particular, de Castelo de Vide, sua terra natal", lê-se no referido documento que desenvoplve diversos elementos biográficos do homenageado.
História de Castelo de Vide, Turismo Cultural e Problemas Sociais
"Carolino Tapadejo tem recebido convites para um vasto número de conferências, abordando temas relacionados com a História de Castelo de Vide, Turismo Cultural e Problemas Sociais. As suas intervenções não se restringem ao território nacional, mas também a Espanha, Grécia, Itália, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Canadá, Brasil e Israel".
"Tem vindo a participar também em inúmeros programas de rádio e televisão e, como agente cultural, assinou vários trabalhos para revistas nacionais e internacionais".
"Recebeu várias distinções, outorgadas em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se as seguintes: Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, (1985); Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, (1990); Prémio Nacional (QUERCUS) da Conservação da Natureza, (1996)".
"Em 2001, a convite do Padre Dr. Vítor Melícias, assume o cargo de Delegado para as Relações Internacionais de União das Misericórdias Portuguesas e em 2006 foi convidado para implementar e coordenar a TURICÓRDIA – Rede de Turismo Social da União das Misericórdias Portuguesas. Entre 1980 e 1989 assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide".
"O ano passado viajou para Israel a convite de um grupo de personalidades israelitas para proferir uma Conferência e várias Palestras, onde foi objeto de diversas homenagens pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da cultura judaica de Portugal e, especialmente, de Castelo de Vide". © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário