Entre os dias 29 de Julho e 16 de Agosto os Institutos Politécnicos de Portalegre e de Castelo Branco vão receber um grupo de 20 alunos macaenses, provindos das Escolas Secundárias Luso Chinesas de Macau (finalistas do ensino secundário), com o intuito de contactarem in loco com a língua e cultura portuguesas.
Os dois Institutos prepararam um conjunto de atividades de cariz formativo e cultural, a ter lugar em Castelo Branco, de 28 de Julho a 6 de Agosto e em Portalegre, a partir de 6 de Agosto e até 16 de Agosto, divididas em três blocos principais: formação em Língua e Cultura Portuguesa; visitas locais (em Castelo Branco e em Portalegre) e nacionais a museus, monumentos e locais de interesse histórico e patrimonial; atividades desportivas, musicais e culturais.
A formação em Língua e Cultura Portuguesa acontecerá todas as manhãs, exceto em dias de saída em visita ou no fim-de-semana, totalizando 36 horas. Vão ser da responsabilidade de um professor experiente de Língua Portuguesa para Estrangeiros, que colabora com o Centro de Línguas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os visitantes terão oportunidade de praticar o Português e familiarizarem-se com alguma da nossa cultura e património.
Visitas incluem Castelo de Vide
Os jovens macaenses irão também visitar povoações típicas e tradicionais, outras localidades mais próximas ou mais distantes, locais históricos, museus ou monumentos. Durante o período que passarão em Portalegre, está previsto visitarem Lisboa, Évora, Vila Viçosa, Estremoz, Castelo de Vide, Marvão e Ammaia, Elvas, Campo Maior, Alter do Chão e Crato, além de vários locais de interesse turístico e cultural na cidade de Portalegre.
Relativamente às atividades "mais leves", irão participar num passeio de barco no Tejo, num outro em charrete em Alter do Chão e passarão alguns dias relaxantes em piscinas locais. Em Portalegre, assistirão, ainda, a uma demonstração de música e dança tradicional, da responsabilidade do grupo Folclórico e Cultural da Boavista.
Uma visita semelhante aconteceu no ano transato, dessa vez da responsabilidade dos Institutos Politécnicos de Tomar e Setúbal e espera-se que outras se sigam no futuro, de modo a consolidar as relações privilegiadas com instituições ligadas à área de educação de Macau.
O IPP tem estado envolvido na mobilidade de estudantes com o Instituto Politécnico de Macau, ao receber regularmente estudantes deste Instituto e ao enviar para lá estudantes seus, mas esta é a primeira vez que recebe uma delegação de alunos finalistas do ensino secundário daquele território. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário