Clicar para ampliar. |
O projeto de investigação PRAM-CV (Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide) regressa ao concelho para a realização de trabalho de investigação e atividades de divulgação científica.
Entre os dias 10 e 29 de agosto vão decorrer escavações arqueológicas no Monte do Junçal. Estas têm como objetivo compreender a função e a cronologia dos edifícios habitacionais e contemporâneos da necrópole. Nas escavações participam membros do projeto, técnicos da Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide e alunos das universidades Nova de Lisboa, de Múrcia e de Sevilha.
Por outro lado, começam hoje dia 10 e prosseguem nos dias 17 e 24 de agosto, aulas de arqueologia no Centro Municipal de Cultura e a 22 desse mês terá lugar uma jornada de portas abertas nas es escavações do Juncal. Ambas as atividades estão abertas ao público, mas esta última necessita de inscrição prévia no Posto de Turismo.
Passeios por Castelo de Vide, Barragem de Póvoa e Meadas e Ammaia vão realizar-se nos dias 12, 18 e 25 de agosto. Para setembro está agendada a exposição, no Mercado Medieval, "A vida no campo: camponeses antigos e arqueólogos modernos", nos dias 4, 5 e 6.
A PRAM, que decorre entre 2014 e 2017, visa reconstruir os modos de vida das comunidades camponesas de Castelo de Vide, entre os séculos V e XII. O projeto resulta do protocolo entre o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Castelo de Vide, o qual é determinante para o conhecimento atualizado da história deste território e dos povos que por aqui passaram. © CMCV/NCV
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no sitiohttp://arqueopramcv.jimdo.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário