![]() |
| Adicionar legenda |
No dia mundial da fotografia publica-se uma fotografia tirada, há cerca de um século, pelo fotógrafo João Gonçalves Pelouro no seu estúdio “fotografia castelovidense”. Estúdio que localizado foi na corredoura de São Roque e na avenida da Aramenha, em Castelo de Vide.
Fotografia de boa qualidade montada em cartão “cabinet” como era uso nos bons estúdios fotográficos da época.
A menina fotografada, com um grande laço na cabeça, vestindo saia pregada e sapatos de verniz enfeitados com fitas enlaçadas à frente, tem um semblante triste transparecendo algum enfadado. Defronte dela, além do senhor João Pelouro estariam, por certo, a mãe, quem sabe a madrinha ou alguma tia. Sabe-se lá quantas vezes os laços teriam sido ajeitados antes da abertura do obturador da objetiva da máquina fotográfica, para se conseguir a fotografia perfeita, mas tais posicionamentos e reposicionamentos, muito usuais nos fotógrafos profissionais, devem ter redundado naquela expressão alheada e tristonha da criança.
Recortes do jornal “O Povo” periódico que se publicou em Castelo de Vide, descontinuamente, de 1913 a 1923 e que dão notícia da atividade fotográfica do senhor J. G. Pelouro. © João Calha/NCV





Sem comentários:
Enviar um comentário