António Pita na segunda fila ao centro; clicar para ampliar. |
Como o NCV já noticiou (vd notícia AQUI), realizou-se na passada sexta-feira e sábado, na cidade de Córdoba (Espanha) uma Cimeira Hispano-Lusa das Redes de Judiarias de Espanha e Portugal, integrada no programa dos 700 anos da Sinagoga daquela cidade e na qual participou António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que ocupa a vice-presidência da Direção da Rede de Judiarias de Portugal.
A cimeira juntou representantes de 21 cidades dos dois países, e durante os trabalhos foi decidida a criação de uma comissão conjunta das Redes de Judiarias de Espanha e de Portugal, com o objectivo de definir e concretizar algumas ações conjuntas visando potenciar o trabalho de conservação e difusão da cultura e do património judaico.
Cooperação potencia projetos comuns
Segundo noticiou o Diário de Córdoba, o responsável da rede espanhola até agora, Luis Martínez-Portillo (de Calahorra), explicou que esta comissão fará com que "os dois projectos que já funcionavam, o espanhol desde há 20 anos, e o português desde há quatro, com carácter independente", tenham "projectos comuns", que há que definir.
No mesmo sentido, o vice-presidente da Rede de Judiarias de Portugal e Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, acrescentou que esta cooperação "pode-nos tornar mais fortes a nível europeu e mundial". A rede espanhola engloba a 24 Municípios e a portuguesa 28, aos quais se somaram nesta cimeira mais dois pelo que reúnem agora 54 nos dois países.
A representação portuguesa foi presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Tomar e presidente da Rede de Judiarias de Portugal, Anabela Freitas, e incluiu ainda os presidentes de Alenquer, Fundão, Castelo de Vide, Idanha-a-Nova, Sabugal, Porto e Torres Vedras, bem como vereadores de Alenquer, Almeida, Fundão e Idanha-a-Nova para além do secretário-geral, Jorge Patrão. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário