"Castelo de Vide é uma terra por quem facilmente nos apaixonamos, [...] cheia de tradições e vitalidade", assim é apresentada a vila no programa Verão Total da RTP, pelo Presidente da Câmara Municipal António Pita. Ao longo da entrevista, foram abordados diversos temas, como o turismo e os futuros projetos para Castelo de Vide.
No concelho, os recursos disponíveis têm sido devidamente aproveitados, uma vez que "grande parte do nosso desenvolvimento económico e social advém das nossas raízes históricas", afirma António Pita. 50% dos turistas que visitam a vila são estrangeiros e 50% nacionais, números que mostram que "a nossa estratégia está correta". Espanha, França e Israel são os principais mercados de Castelo de Vide.
Para além do burgo medieval, há um outro conjunto de projetos já executados. Está para breve a existência de um espaço no castelo denominado Salgueiro Maia, de modo a homenagear o Capitão de Abril.
Garcia d'Orta e Inquisição nas antigas Termas
Já nas antigas termas de Castelo de Vide, o edifício será reabilitado e terá também um cariz cultural. Deste modo, haverá um espaço dedicado ao condigno Garcia d'Orta, médico nascido em Castelo de Vide. Um outro espaço deste mesmo edifício será alusivo à Inquisição. "Não se pode falar da história nacional sem se fazer uma abordagem à herança judaica em Portugal." Para tal, haverá em Castelo de Vide "um espaço que será ganho seguramente no contexto nacional precisamente por não existir em mais lado nenhum, onde faremos uma abordagem à história da inquisição não só do país em geral, mas do Alentejo, em particular." © CMCVNCV
(título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV)

Sem comentários:
Enviar um comentário