18 de novembro de 2015

Feira da Castanha atraiu milhares de visitantes a Marvão: castanhas, vinho e atividades culturais

A 32ª Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão, que decorreu nos dias 14 e 15 de novembro, "voltou a atrair milhares de visitantes, principalmente espanhóis", refere um comuncado da Autarquia vizinha sem especificar dados concretos. "A rainha das festas do concelho de Marvão foi, uma vez mais, um verdadeiro sucesso".

"Neste evento, o município homenageou uma espécie endógena da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha. Ao longo de dois dias, a vila de Marvão transformou-se numa grande mostra de produtos locais e regionais, com dezenas de pontos de venda e uma tenda de produtores locais, onde se puderam comprar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, licores, azeite, ou compotas".
No Largo do Terreiro, Largo de Santa Maria, Largo do Pelourinho e Largo do Espírito Santo, ficaram instalados os quatro tradicionais magustos, que serviram centenas de litros de vinho e várias toneladas de castanhas.
Na Casa da Cultura, ao longo do fim-de-semana, esteve patente uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, onde se puderam apreciar bordados antigos com casca de castanha, escadas em castanho, cestaria em madeiro de castanheiro, artesãos a trabalhar ao vivo, ou até mesmo a aplicação deste fruto e seus derivados na gastronomia.
Do ponto de vista cultural, este evento continua a ser um dos melhores cartões-de-visita de toda a região. No palco principal atuaram Augusto Canário e Amigos, Amantes do Alentejo e Cant’areias. Para além disso, por todas as ruas e praças da vila foi possível assistir a espetáculos de animação circense, teatro, ou música popular.
Outro dos pontos altos do evento foi, sem dúvida alguma, a apresentação do livro “Escultura”, de Maria Leal da Costa, que reuniu largas dezenas de pessoas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. © NCV

Sem comentários: