21 de janeiro de 2016

IPMA prevê até Domingo períodos de chuva fraca com “céu muito nublado (nuvens altas)”

Clicar na imagem para ampliar.
Até ao próximo Domingo – dia das Eleições Presidenciais – o IPMA prevê “a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que no fim de semana tendem a ser pouco frequentes”; e “eventualmente apenas nas regiões Norte e Centro, e em particular no Domingo, dia 24, a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado”. 
No Domingo continua no entanto a prever-se de uma forma generalizada “céu muito nublado (nuvens altas)”.
Segundo a mesma fonte, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado, desde ontem dia 20 de Janeiro, e pelo menos até Domingo, dia 24 de Janeiro, por dois centros de ação: “uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim de semana das eleições”. Associada a esta corrente, ocorrerá a “passagem de massas de ar tropical húmido”. 
Temperatura entre os 8ºC e os 12ºC
As temperaturas mínimas tenderão a subir ligeiramente, e no dia 24, deverão variar aproximadamente entre 8ºC e 12ºC, embora com valores ligeiramente mais baixos no nordeste transmontano e na Beira Alta, e valores ligeiramente mais elevados na costa sul do Algarve. 
As temperaturas máximas serão agradáveis, variando aproximadamente, entre 14ºC e 20ºC, com exceção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores. © NCV

Sem comentários: