![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Apesar da chuva e do tempo menos agradável, o Município mantém a sua programação do percurso.
Para os caminheiros o tempo não é, nem será, impeditivo de realizar este traçado de cerca de 13 Kms, onde se prevê pelo menos 4 horas de exercício e bem-estar. Um percurso que será acompanhado por um guia e que é aberto a todos, sendo a participação gratuita.
Do ponto de partida e chegada, junto ao edifício das antigas Termas de Castelo de Vide, avista-se quase toda a zona granítica onde o percurso se vai desenvolver. Por isso, é de antever uma grande descida e uma grande subida.
O troço descendente desenvolve-se em trilho e em caminhos ladeados por muros de pedra solta, para além dos quais os terrenos estão densamente arborizados. Cruzaremos pela primeira de quatro vezes o Ramal de Cáceres da Linha do Leste, depois do que poderemos optar por uma derivação que nos levará até à Anta dos Pombais. Antes de cruzarmos a linha pela terceira vez teremos ao nosso lado a Anta do Pincho. Utilizaremos uma pouco movimentada estrada municipal que depois deixaremos para passar a utilizar antigos caminhos de pé posto ladeados por muros de pedra. Desembocaremos em frente da Igreja do Bom Jesus, a partir de onde a encosta nordeste do monte - onde se aloja Castelo de Vide - se inicia. A Estrada da Circunvalação é atingida, mas, logo após, um troço mais íngreme é como que o último desafio para um ataque final de conquista da Praça Alta. © CMCV/NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário