25 de fevereiro de 2016

Começam em Março as obras de recuperação
do antigo balneário termal na Fonte da Vila
– aprovada candidatura EEA Grants de 400 mil euros

Na imagem, da direita para a esquerda: Idith Freudenheim (Embaixada de Portugal em Israel), Raphael Gamzou (deputado e diretor-geral para os negócios da cultura e ciência), António Pita, Vítor Pereira (presidente da CM da Covilhã) e Hugo Cristóvão (vice-presidente da CM de Tomar).
Começam no próximo mês de Março as obras de recuperação do edifício do antigo balneário termal de Castelo de Vide na Fonte da Vila, segundo avança o boletim municipal Videletter na sua última edição. Será instalado no local o chamado Centro de interpretação Garcia d'Orta. 
De fato, já foi aprovada pelos Governos da Noruega, Islândia e Liechtenstein aprovaram a reprogramação da candidatura Rota de Sefarad apresentada no quando das EAA Grants no âmbito da qual a Autarquia se comprometeu a uma intervenção no valor total de 397 395 euros (85% dos quais a fundo perdido) visando custear o “projeto, obra e aquisição de bens para reabilitação” do edifício adquirido esta semana pelo Município (ver notícia AQUI). 
O respetivo contrato de parceria foi assinado pelo Presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, e pelo Presidente da Rede de Judiarias de Portugal, António Rocha também Presidente da Câmara Municipal de Belmonte. 
“Para além da comunhão de objetivos com o programa EEA Grants, valorizou-se a implementação de um projeto considerado determinante para Castelo de Vide se elevar cultural, turística e economicamente”, adianta a mesma fonte sublinhando que “a Vila irá beneficiar da recuperação de um edifício singular, quer do ponto de vista arquitetónico quer do ponto de vista simbólico e cultural o qual se encontra em avançado estado de ruína”. 
Esta candidatura recebeu também o aval da Direção Regional de Cultura do Centro (Coimbra) “por forma a implementação do centro de interpretação de um dos filhos maiores de Castelo de Vide designadamente Garcia d'Orta”. © NCV

Sem comentários: