Começam no próximo mês de Março as obras de recuperação do edifício do antigo balneário termal de Castelo de Vide na Fonte da Vila, segundo avança o boletim municipal Videletter na sua última edição. Será instalado no local o chamado Centro de interpretação Garcia d'Orta.
De fato, já foi aprovada pelos Governos da Noruega, Islândia e Liechtenstein aprovaram a reprogramação da candidatura Rota de Sefarad apresentada no quando das EAA Grants no âmbito da qual a Autarquia se comprometeu a uma intervenção no valor total de 397 395 euros (85% dos quais a fundo perdido) visando custear o “projeto, obra e aquisição de bens para reabilitação” do edifício adquirido esta semana pelo Município (ver notícia AQUI).
O respetivo contrato de parceria foi assinado pelo Presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, e pelo Presidente da Rede de Judiarias de Portugal, António Rocha também Presidente da Câmara Municipal de Belmonte.
“Para além da comunhão de objetivos com o programa EEA Grants, valorizou-se a implementação de um projeto considerado determinante para Castelo de Vide se elevar cultural, turística e economicamente”, adianta a mesma fonte sublinhando que “a Vila irá beneficiar da recuperação de um edifício singular, quer do ponto de vista arquitetónico quer do ponto de vista simbólico e cultural o qual se encontra em avançado estado de ruína”.
Esta candidatura recebeu também o aval da Direção Regional de Cultura do Centro (Coimbra) “por forma a implementação do centro de interpretação de um dos filhos maiores de Castelo de Vide designadamente Garcia d'Orta”. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário