3 de fevereiro de 2016

Encontro de Cuidados Paliativos da ULSNA
insistiu na necessidade de cuidados domiciliários

Clicar para ampliar.
O II Encontro de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano decorreu, nos dias 21 e 22 de Janeiro, na sala de conferências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
Foram dois dias dedicados aos cuidados paliativos com trabalhos duma equipa multidisciplinar, multiregional e una, no desejo de continuar a defender o direito a cuidados paliativos, que é um direito de todos.
Foram abordados os seguintes temas da área de Cuidados Paliativos: o controlo da dor e uso da via subcutânea, em workshops; a importância dos Media na divulgação à população em geral e na transmissão às entidades competentes e responsáveis pela Saúde; os cuidados paliativos em doenças não oncológicas; o conceito de doente vs. Doença; a tomada de consciência que existe um limite para o tratamento e para a cura, mas não para o cuidado; e como se acumulam nestes casos todos os desafios, aos profissionais, às instituições, a todos.
Necessidade de cuidados domiciliários
Por outro lado, foram evidenciadas as necessidades de competências em cuidados paliativos, quer pré quer pós graduadas e reforçou-se a necessidade formativa contínua, de base e avançada.
Por fim, mas com grande enfâse, abordou-se a vertente domiciliária dos cuidados paliativos, com a abordagem de realidades no Norte e Sul do País e reforçou-se a nota de que é necessário implementar, no distrito de Portalegre, os cuidados paliativos domiciliários. © NCV

Sem comentários: