3 de fevereiro de 2016

Município promoveu vinhos locais: estiveram presentes 17 produtores com 21 vinhos (13 tintos e 8 brancos)

DSC 0469





No átrio dos Paços do Concelho decorreu durante a tarde de sábado uma prova de vinhos produzidos no concelho, até porque Castelo de Vide, como a designação “de vide” identifica, tinha videiras e consequentemente a produção de vinho é ancestral, como realça o presidente da Câmara, António Pita. 
Para o autarca, esta iniciativa «pretende contribuir para que os nossos produtores locais tenham conhecimento técnico para que possam melhorar as suas produções», isto para além de que «constitui natural orgulho para os produtores apresentarem nesta sessão pública e gratuita os seus vinhos». 
António Pita salienta que «estamos a falar de produtores de pequena dimensão e quase nenhuma expressão comercial», mas que «não deixam de ser importantes porque seguem uma tradição com peso na comunidade». 
Entretanto as pessoas «já se habituaram, ano após ano, a vir aqui provar o vinho de cada ano». No sábado estiveram representados 17 produtores com 21 vinhos - 13 tintos e oito brancos, e o técnico que orientou as provas, engo Rui Flores, povoense a tra balhar na Herdade do Esporão, «vem aqui fazer algumas recomendações», pois «não se trata de dar prémios, que não é isso que se pretende», e «o que se pretende é dar contributos para que para o ano a produção seja ainda melhor e corrigir algumas técnicas do fabrico caseiro de vinho», salienta António Pita. 
Muitas dezenas de espanhóis marcaram presença nesta prova em que o presunto branco (há quem lhe chame toucinho), os enchidos, o pão e o azeite acompanharam os néctares em apresentação. 
A concretização desta prova resultou do trabalho do Gabinete Técnico-Florestal com o apoio da Divisão Socio-Cultural do Município. © AAlentejo/NCV
DSC 0539
DSC 0545
DSC 0554
DSC 0567
Fotos © CMCV/NCV

Sem comentários: