A USNA reuniu na passada segunda-feira, dia 15 de Fevereiro com o deputado Luís Testa do Partido Socialista, eleito pelo distrito de Portalegre na Assembleia da Republica.
À semelhança de outras reuniões já concretizadas com o deputado do PSD eleito pelo distrito de Portalegre, o Bispo de Portalegre e o Presidente do IPP, esta reunião serviu o objectivo principal de apresentar a direcção da USNA eleita em Maio do ano passado bem como, as principais linhas de acção e preocupações da CGTP-IN na nossa região.
A USNA teve oportunidade de realçar que vivemos um momento de oportunidade de reverter algumas das medidas que mais penalizaram os trabalhadores e suas famílias e o desenvolvimento do Norte Alentejano. Foram apontadas como prioridades as 35 horas de trabalho semanal (nomeadamente no setor da saúde), a aposentação em especial dos professores, a avaliação dos professores do Politécnico, a precariedade laboral e o transporte ferroviário.
A USNA questionou o deputado Luís Testa acerca das medidas de investimento público previstas para o distrito de Portalegre, designadamente a ferrovia e outros serviços públicos transporte. “É fundamental que o distrito seja dotado de uma efectiva rede de transportes públicos que possibilite o seu uso nos percursos cotidianos entre casa e trabalho e o acesso aos serviços públicos. No entanto, para que este seja um efectivo factor de coesão social e territorial, o transporte público de passageiros tem de partir de uma estratégia do próprio estado e não ser deixado a cargo de instituições locais”.
Segundo fonte sindical, o deputado Luís Testa assegurou que “estão a ser incluídas num plano estratégico criado com acesso a fundos europeus a rodovia, as barragens do Pisão, Abrilongo e Cancão e ainda a ferrovia, designadamente a o reforço da linha do leste como parte da plataforma logística de Elvas. Foi-nos ainda assegurado que a escola da GNR é para ficar”. ©
NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário