11 de março de 2016

INETESE abre polo de ensino e formação
em colaboração com o Município local

O INETESE – Instituto para o Ensino e Formação vai abrir brevemente um pólo em Castelo de Vide onde passará a atuar. Nesse sentido a própria Câmara Municipal já deliberou “ratificar a decisão emitida pelo Senhor Presidente que autorizou a celebração do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Município e aquela entidade nesse sentido.

O documento não foi tornado público tendo ficado anexo ao livro de atas devido “à sua relativa extensão”. 
Salvaguarda de contrapartidas
Apesar da unanimidade nesta ratificação, os vereadores do Partido Socialista justificaram o seu voto “no facto de ter sido expresso pelo Presidente da Câmara que a elaboração deste protocolo foi salvaguardada e articulada com o conhecimento e envolvimento do Agrupamento de Escolas e outras entidades na estratégia em causa”.
Sublinhando que é “consensual a necessidade de Formação”, os vereadores do PS referem no entanto que não vêem neste protocolo, assinado com caráter de Urgência, explicitamente salvaguardadas possíveis tornas referentes às cedências a título gratuito por parte da Autarquia ou outros parceiros, nomeadamente ao uso de espaços, ao uso gratuito de salas de informática, ao uso gratuito de laboratório de físico-química, à cedência de transportes”.
Castelo de Vide será o sétimo pólo
O INETESE – Instituto para o Ensino e Formação já está presente em Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa e Funchal. O de Castelo de Vide será assim o sétimo pólo da instituição.
O Instituto auto-caracteriza-se por ser um projeto educativo conotado por 25 anos de experiência assentes no desenvolvimento e implementação de tipologias de ofertas formativas diversas (Cursos Profissionais, Cursos de Especialização Tecnológica e Cursos Vocacionais), norteados pela transferência de respostas de formação às reais necessidades do mercado de trabalho, promovendo o exercício de práticas pedagógicas conducentes ao fomento de ajustadas competências técnicas, junto dos seus formandos, favorecedoras da satisfação das lacunas de técnico-profissionais especializados. © NCV

Sem comentários: