As autoridades que têm a tutela e estão obrigadas a fazer cumprir a legislação do ruído podem vir a proibir o uso de chocalhos na Vila durante os tradicionais festejos da Aleluia e mesmo a aplicar algumas pesadas coimas na sequência de contra-ordenações, segundo o NCV conseguiu apurar em primeira mão.
De facto, e agora que a “arte chocalheira” é Património da Humanidade, com alguma descrição, na noite deste último sábado de Aleluia, esteve em Castelo de Vide uma equipa técnica munida de aparelhos de medição e gravação do som que detetou diversos momentos de forte ultrapassagem dos níveis máximos de ruído permitidos por lei.
De acordo com as nossas fontes, tudo terá começado por uma queixa anónima de consequências potencialmente muito gravosas para as tradições locais, apesar de estar também a ser considerada a hipótese de adiantar às autoridades locais diversas sugestões alternativas nomeadamente o envolvimento dos chocalhos com chumaços de algum material que de alguma forma comprima o som.
As medições dos inspetores “apanharam” também a própria Banda União Artística que poderá também ser contactada no sentido de evitar sons mais agudos nas suas atuações noturnas. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário