"À Conversa com Richard Zimler e Carolino Tapadejo" foi o debate aberto ao público na tarde de sábado, 7 de maio, na sala Foyer do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. A conversa esteve inserida no programa da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura.
De acordo com o escritor Richard Zimler, a ideia para o seu livro "O último cabalista de Lisboa" surgiu após a leitura de um artigo sobre uma chave que foi entregue a Carolino Tapadejo. A chave pertencia a uma casa de Castelo de Vide de uma família judaica expulsa de Portugal durante Inquisição, que 500 anos depois volta à sua terra de origem.
Durante a conversa, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide António Pita lançou um desafio ao escritor: escrever um livro sobre Castelo de Vide, a sua judiaria e Garcia d'Orta para que haja um reconhecimento a nível mundial. À proposta, o escritor referiu que apesar de ser difícil responder a essa pergunta "porque as ideias para os livros surgem repentinamente", no entanto "tenho Garcia d'Orta e Castelo de Vide na cabeça. Vamos ver se surge alguma coisa. Mas é imprevisível", confessa.
Um dos participantes nesta conversa questiona o escritor - uma vez que o tema dos seus livros giram em torno do judaísmo -, sobre o que o levou a escrever para crianças. Este respondeu que tal resultou do seu trabalho enquanto professor; reparou que os jovens têm um comportamento muito passivo e não manifestam as suas opiniões. Deste modo, acha ser importante escrever para as crianças, para suscitar nelas a vontade de se expressarem.
A conversa foi bastante participativa e enriquecedora, com a sala cheia, onde durante uma hora os judeus foram o tema de destaque. © CMCV/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário