4 de maio de 2016

IPMA alerta para agravamento do estado do tempo
- aguaceiros até dia 13 de Maio em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar.
A partir de hoje quarta-feira, dia 4, o estado do tempo em Portugal continental “irá ser influenciado por um núcleo depressionário situado a nordeste do arquipélago da Madeira em deslocamento para o território do continente, onde se fará sentir a sua influência até sexta-feira à tarde”, segundo anuncia um comunicado emitido esta tarde pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A partir de amanhã, quinta-feira dia 5, prevê-se “ocorrência de precipitação, eventualmente acompanhada de trovoada, nas regiões Sul e Centro, e que se estenderá à região Norte no dia 6”. 
Adicionalmente, e com a aproximação de uma nova depressão ao território do continente, “prevê-se um agravamento significativo do tempo a partir da tarde de sábado, tal que a precipitação poderá ser intensa e acompanhada de vento forte, pelo menos até ao final do dia de domingo”. 
Descida acentuada da temperatura máxima
Na sequência dos valores elevados das temperaturas máximas registados na generalidade do território nos dias 3 e 4 de Maio (foram atingidos valores entre 26 e 31ºC), prevê-se a partir de amanhã dia 5, uma descida acentuada dos valores da temperatura máxima, que será mais significativa no litoral oeste e no interior da região Sul (descidas entre 7 e 10ºC)”. 
Essa descida “estender-se-á às regiões do interior Norte e Centro” no próximo sábado dia 6.
Castelo de Vide: aguaceiros até 6ª feira dia 13 de Maio
Para Castelo de Vide, as previsões do IPMA desta tarde indicam chuva até pelo menos sexta-feira dia 13 de Maio. O regime de aguaceiros permanecerá até terça-feira dia 10, mas com chuva moderada na 6ª feira dia 6 e apenas céu com períodos de céu muito nublado na quarta-feira dia 11. As temperaturas máximas baixam rapidamente para menos de 20º C e as temperaturas mínimas baixam uns 4ºC para os 11ºC a 13º C e mesmo para 9ºC nos próximos dias 11 e 12. © NCV

Sem comentários: