O Partido Socialista do distrito de Portalegre e o PSOE da Extremadura espanhola juntaram-se, esta segunda-feira, dia 6, em Badajoz, para assinalar os 30 anos que passaram desde que Portugal e Espanha entraram para a União Europeia, à data, Comunidade Económica Europeia. Durante a sua intervenção, o Presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, Luís Moreira Testa alertou que agora, mais do que nunca, é importante enaltecer o espírito solidário em que assentou a criação do que é hoje conhecida como União Europeia e que os problemas que se vivem na Bélgica, na Grécia, na Suécia, na Alemanha ou em Itália, são os problemas de Portugal e vice-versa.
O deputado no Parlamento partilhou a “mesa redonda” com Enrique Barón Crespo, Presidente do Parlamento Europeu entre 1989 e 1992, e com Guillermo Fernández Vara, Presidente da Junta da Extremadura espanhola, e deixou bem claro que a UE passa por tempos determinantes em relação ao seu futuro. “Os problemas da Europa são também os nossos problemas. Não podemos pensar que o que se passa noutros países da União Europeia não nos afecta. O contrário também se aplica”, afirmou Luís Moreira Testa.
O responsável do Partido Socialista no Alto Alentejo deixou um aviso relativamente à linha política assumida pelas principais instituições europeias. “Os conservadores tomaram conta da Europa e os resultados estão à vista. Menos solidariedade, menos espírito de grupo, menos vontade de enfrentar os problemas em conjunto. A União Europeia deixou de ser um projecto solidário com os países menos desenvolvidos. E isso não pode acontecer. Porque houve uma tentativa que determinados países perdessem a sua identidade e se isso fosse concretizado, perderíamos a identidade da própria Europa. Podem aplicar multas por défice excessivo e cortar nos fundos comunitários, mas não podem separar a Península Ibérica da Europa”, salientou.
No final, os elementos presentes nestas celebrações prestaram homenagem a dois dos principais responsáveis por Portugal e Espanha terem entrado para a União Europeia, Mário Soares e Felipe Gonzalez. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário