25 de julho de 2016

Póvoa e Meadas: organizadores decidiram cancelar
a realização da 3ª edição do Torneio da Aldeia 2016
- presidente da Junta de Freguesia reagiu de imediato


Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Os organizadores do Torneio da Aldeia 2016 decidiram cancelar a realização da prova este ano (ver notícia AQUI), depois de já a terem anunciado para data a indicar em Agosto e divulgado a respetiva imagem gráfica.
Para João Rafael Tomé e João Graça foi uma “difícil decisão” que explicaram em comunicado difundido ontem ao final da tarde através das redes sociais.
As razões principais apresentadas são de 3 ordens: "vida académica preenchida dos organizadores", "falta de condições do campo" e "poucos membros da organização disponíveis para o fim-de-semana perspectivado".
O comunicado subscrito por João Rafael Tomé e João Graça lamenta ainda "a atitutde de certos apoios (não explicitados) que impuseram ordens aos organizadores como se o torneio a eles pertencesse" e adiantam esperar "que nenhuma associação ou instituição local se sirva desta situação para se aproveitar de um projeto o qual não lhes pertence".
Mas não se trata do fim do Torneio da Aldeia cuja terceira edição ("que valerá de duas") fica prometida para 2017 com base num "projeto mais ambicioso numa perspetiva de "festa do desporto e convívio".
Recorda-se que o torneio foi criado em 2014, e obteve sucesso crescente nas suas duas primeiras edições. O projecto criado por um grupo de jovens “com o objectivo de unir a aldeia em volta do desporto e convívio” Para além de taças, haverá medalhas, troféus e lembranças.
A reação do Presidente da Junta 
O presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas reagiu ainda ontem a este comunicado também através das redes sociais em que foi conhecida. António Simão esclareceu que, sem eu entender, e “para que não hajam dúvidas, a organização devia ter respeitado a junta de freguesia dando conhecimento da sua decisão” (…) que “só devia ser tomada depois de ouvir a Junta de Freguesia”.
“Porque desde a primeira hora a Junta de freguesia sempre apoiou o Torneio da Aldeia, nos dois anos ajudou na logística e na cedência do polidesportivo e sempre comprou os Troféus para os premiados no Torneio.
Alegar que uma das razões da não realização do Torneio é ser a falta de condições do Campo sem as linhas visíveis e as redes com alguns furos, não é motivo para tal decisão, porque ninguém da organização falou com a Junta da Freguesia a pedir que resolvessem as deficiências acima descritas”. 
Clicar na imagem par ampliar.
“Era bom, e para que não ficassem duvidas, e para esclarecimento de todos que a organização nos informasse quem impôs condições e quais foram, e quem deu ordens à organização”, remata o autarca sublinhando ter pena que o Torneio não se realize. “Algo aconteceu que nós não sabemos e eu por razões óbvias gostava de saber”.
Mal-entendidos
Já depois de publicada esta notícia os organizadores difundiram nova nota intitulada "Mal-Entendidos" (ver junto abaixo) na qual afirmam que "nunca quiseram nem querem atribuir culpas a ninguém, muito menos à junta de freguesia de Póvoa e Meadas".
E explicam que "o comunicado seria apenas de carácter informativo sobre as razões de um cancelamento e não um comunicado de acusações a ninguém, muito menos a quem ao longo dos dois últimos anos sempre acreditou neste protejo".
"Além desta nota de esclarecimento já foi conversado pessoalmente o assunto que cremos estar assim resolvido", concluem. © NCV

Sem comentários: