Um autodenominado “grupo informal de lesados(as) pelo incêndio do dia 3 de agosto no estacionamento provisório do Festival Andanças” surgiu no website oficial da Associação PédeXumbo (ver AQUI) a apelar “ a todos(as) os(as) participantes do Festival Andanças que apoiem os(as) lesados(as) do incêndio a pressionar as autoridades competentes para agilizarem procedimentos burocráticos”.
Para alem disso, começaram por “demonstrar o seu reconhecimento pelo esforço e colaboração na resolução e acompanhamento desta ocorrência por parte da GNR, organização do festival, Câmara Municipal, voluntários(as) e participantes”.
Remoção das viaturas pelas autoridades
O apelo vai no sentido de pressionar as entidades competentes no sentido de agilizarem procedimentos em matéria de “remoção de veículos em fim de vida (...) desonerando o(a) proprietário(a) da viatura queimada e/ou a entidade organizadora do evento da responsabilidade de a remover por sua conta e risco para o centro de abate, passando essa tarefa a ser da responsabilidade de um organismo oficial em colaboração com outras entidades”.
Limpeza do “terreno contaminado”
Outro apelo vai no sentido de “desonerar da obrigação de limpeza (do “terreno contaminado”) quer os(as) proprietários(as) das viaturas, quer a entidade organizadora do evento e, sendo caso disso, o proprietário do terreno, passando essa tarefa a ser da responsabilidade, neste caso concreto, de um organismo oficial”.
Cancelamento das matrículas
Finalmente solicitam que o IMT permita “que o cancelamento de matrícula das viaturas queimadas neste incidente seja feito apenas com a apresentação da declaração de extravio de documentos emitida pela GNR, posto territorial de Castelo de Vide”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário