O Município de Marvão conseguiu, recentemente, criar as condições necessárias para levar a efeito dois projetos estruturantes para o desenvolvimento do concelho de Marvão. Trata-se do novo Parque de Máquinas Municipal e Praça Multimodal da Portagem.
A estimativa do valor da obra de recuperação da antiga fábrica da Celtex para instalação do Parque de Máquinas Municipal é de cerca de 800 mil euros e a previsão de início da obra com conclusão até 30 de Junho de 2017.
A deslocalização do Parque de Máquinas e oficinas, da sede de concelho para a freguesia de Santo António das Areias, com a reabilitação e refuncionalização da antiga unidade fabril, “vai permitir a recuperação de um património edificado que se encontrava abandonado, melhorar o ambiente e a imagem urbana, proporcionar melhores condições de trabalho e aumentar a eficiência na prestação dos serviços à população”.
“Tendo em consideração que, atualmente, o Parque de Máquinas está instalado num terreno que não pertence à autarquia, corria-se o risco de, a qualquer momento, não o poder utilizar, pondo em causa todos os serviços municipais. Com a mudança para novas instalações, liberta-se o edifício junto ao Convento de Nossa Senhora da Estrela, para que se lhe possa dar um uso que dignifique todo o conjunto patrimonial adjacente”.
Por outro lado, também o Arquivo Municipal, “até agora incorretamente acomodado no Armazém da Beirã, será reinstalado e organizado, de forma condigna e segura, no edifício de Santo António das Areias, o que permitirá, desde logo, pensar num projeto para ocupar essa infraestrutura, de forma a potenciar o desenvolvimento socioeconómico das duas freguesias e do concelho”.
Praça Multimodal da Portagem cria 147 estacionamentos
A estimativa do valor da obra da Praça Multimodal da Portagem é de cerca de 300 mil euros, com início também em 1 de Novembro e conclusão prevista para 30 de Março do próximo ano.
A Praça Multimodal da Portagem, “ou interface integrado para transportes coletivos de passageiros, veículos ligeiros e pesados de mercadorias!”, vai criar 147 lugares de estacionamento (seis dos quais para autocarros e quatro para cidadãos com mobilidade reduzida) no terreno contíguo ao Centro de Lazer. “O espaço contempla ainda parqueamento para bicicletas e um percurso pedonal acessível”.
“Com esta infraestrutura de apoio à rede rodoviária nacional e municipal, o Município pretende acabar com o constrangimento, ao nível do estacionamento, na Portagem, durante os meses de Verão e aquando da realização de eventos, em Marvão, como é o caso da Al Mossassa ou da Feira da Castanha”, refere uma nota da Autarquia marvanense. “A Praça Multimodal será também importante, de forma a acabar com o estacionamento abusivo, nos passeios e via pública, e com a insegurança rodoviária”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário