3 de outubro de 2016

Castelo de Vide será “capital europeia”
dos Estudos Medievais entre 5ª feira e sábado

Clicar na imagem para ampliar.
“Castelo de Vide irá acolher, entre 5ª feira e sábado, dias 6 e 8 de Outubro, as Jornadas Internacionais da Idade Média, um evento de forte impacto científico, resultante da parceria estabelecida entre o Município e o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA. 
Durante estes dias, estarão presentes na vila reputados investigadores portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e alemães para, em conjunto, refletirem sobre a importância do papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval”.
“Este congresso insere-se num já vasto percurso de cooperação científica entre a autarquia e o Instituto, sendo que, principalmente na área da arqueologia, o trabalho conjunto desenvolvido é já longo e produtivo, prevendo-se também num futuro próximo um estreitamento dos laços existentes”.
“Com efeito, está em fase de concretização o incremento da pesquisa sobre a vila e o seu património, bem como sobre a região fronteiriça em que se insere. Paralelamente, proceder-se-á a um investimento na formação e requalificação científica dos quadros humanos da autarquia, vinculados ao turismo”.
“Segundo a organização das Jornadas, é objetivo dos dois parceiros que “estes encontros se realizem anualmente transformando-se em foro de discussão dos grandes temas e problemáticas da Idade Média entre especialistas de várias áreas científicas, nomeadamente a história, a arqueologia, a história de arte e a literatura, entre outras”.
“Na edição de 2016, o tema centra-se nos pequenos núcleos urbanos medievais e, assim, a investigação sobre Castelo de Vide não poderia estar ausente, contando-se várias comunicações que especificamente analisam a vila. Nos próximos anos, o foco em Castelo de Vide será ainda maior, uma vez que será possível desenvolver atividades paralelas de promoção do seu património”.
“De acordo, mais uma vez, com a organização, “pretende-se que, a seu tempo, as Jornadas Internacionais da Idade Média, realizadas em Castelo de Vide, venham a marcar o ritmo dos encontros regulares sobre Idade Média a nível internacional”.
“Nestas circunstâncias, não é excessivo assumir que Castelo de Vide será, no início deste outono, a capital europeia dos Estudos Medievais”. © CMCV/NCV
Mais informações e programa AQUI.

Sem comentários: