Comemorou-se no passado dia 7 o Dia Nacional dos Castelos. O infantário do Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide para assinalar a efeméride proporcionou à turma dos “Índios” uma visita guiada ao nosso castelo.
Seriam para aí umas dez horas da manhã quando os e as participantes na visita, devidamente enquadrados pela educadora Susana Carreiras e auxiliar Francisca Botelheiro, chegaram, vindos da rua da Arrochela, à Carreira de Baixo.
A bonita praça de D. Pedro V, àquela hora inundada de luz, ficou ainda mais iluminada com a passagem daquela alegre e saltitante turma, nas ruas de Santa Maria de Baixo e de Cima, a animação dos pequenos visitantes contagiava os, menos pequenos, transeuntes que com eles se iam cruzando.
Primeira paragem frente ao monumento a Salgueiro Maia breve dissertação da guia, digo educadora Susana. Silencio e atenção totais por parte do pequeno auditório. Foi feliz associar a memória do Capitão de Abril a esta singela mas significativa comemoração, é que Salgueiro Maia era membro da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
Franqueada a primeira porta, nova paragem e outra sucinta explicação respeitante às portas. Sobem aquela icónica ladeira entre muralhas e começam a entrar pela porta que dá acesso ao recinto interno do castelo, deixo de ver o último chapelinho azul e por fim entra a Francisca a quem os miúdos chamam “Quica”, autêntico anjo da guarda daqueles “piratinhas”.
Nesse momento por não ter condições para os seguir à distancia e com a discrição necessária para não perturbar, termino o acompanhamento daquela visita. Estou certo que a educadora Susana continuou empenhada e turma atenta e interessada.
Castelo de Vide, Outubro de 2016
João Calha
Sem comentários:
Enviar um comentário