25 de novembro de 2016

Centro Paroquial de Assistência participa este ano no “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”

Os alunos do Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide participam na 6ª edição do projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, em conjunto com mais 11 escolas de vários concelhos do distrito.
A iniciativa abrange neste ano lectivo 2016/2017 53 399 alunos de 2 665 turmas, de 900 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Presença de Marvão
Em representação do Alto Alentejo participam nesta competição os alunos do Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide, do Infantário de Fronteira, do Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas de Gavião, da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Ammaia, Marvão, da EB / JI Dr. Manuel Magro Machado, Marvão, do Jardim de Infância de Assumar, da EB de Galveias, Ponte de Sor, do Centro Social e Jardim Infantil de S. Cristóvão, EB/JI de Atalaião, Escola Básica de Caia, Escola Básica de Assentos e da Escola Básica de Santo Amaro do Agrupamento de Escolas de Sousel.
"Festas Saudáveis" é o tema do ano
"Festas Saudáveis" é o tema da edição deste ano que pretende sensibilizar os alunos e também os encarregados de educação para a necessidade de evitar o consumo excessivo de doces, refrigerantes e outras guloseimas nos dias de festa, trocando alguns desses alimentos por alternativas mais saudáveis que incluam frutas e legumes.
Nas próximas semanas, os professores e educadores são convidados a explorar este e outros temas, através de fichas de trabalho e de actividades pedagógicas para realizar na sua sala de aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, actividade física, higiene e sustentabilidade que as ajudarão a crescer saudáveis, activas e felizes.
As turmas participantes terão ainda de realizar um videoclip musical para ensinar aos adultos o que aprenderam ao longo do projecto. As músicas mais criativas serão depois escolhidas por um Júri que é composto por nomes de referência no panorama musical português como João Gil, Ana Bacalhau dos Deolinda, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Avô Cantigas. © NCV

Sem comentários: