12 de novembro de 2016

Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão:
2 mil litros de vinho e 5 toneladas de castanhas em 4 magustos

Clicar na imagem para ampliar.
O Município de Marvão promove hoje e amanhã, dias 12 e 13 de Novembro, a 33ª edição da Festa do Castanheiro - Feira da Castanha.
Este ano, com mais de dois mil litros de vinho da região e cinco toneladas de castanha à disposição dos visitantes, em quatro tradicionais magustos, segundo divulgou a Câmara Municipal.
Benção da Castanha
Para as 10 horas de hoje sábado, na Tenda dos Produtores Locais (Largo do Terreiro), está agendada a Bênção da Castanha e a inauguração oficial da XXXIII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão.
O certame conta ainda com uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, artesãos a trabalhar ao vivo, dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração.
Vários espetáculos
Neste fim-de-semana, os nossos visitantes podem assistir a diversos espetáculos de animação circense e música popular portuguesa, com as atuações de José Malhoa, Kumpania Algazarra, Cabra Cega e Cant’Areias.
A Quinta Pedagógica das Avelãs (situada na Portagem) associa-se também à 33ª edição da Feira da Castanha e promove, no sábado e domingo, às 11h e 16h, magustos no forno para os seus visitantes. Já em Marvão, mediante a apresentação do bilhete da Quinta Pedagógica, estes visitantes terão entrada gratuita no certame.
Ainda na Portagem, mais concretamente no Moinho da Cova, entre as 11 e as 17 horas (de sábado e Domingo), poderão degustar-se os produtos típicos da Terrius.
Durante a Feira da Castanha, a entrada no Castelo de Marvão (Monumento Nacional) é gratuita, para que os visitantes possam apreciar este património histórico e contemplar paisagens fantásticas, com uma visão de 360º, desde a Torre de Menagem, ou da Torre da Bandeira.
Quinzena Gastronómica até dia 27
No âmbito deste evento decorre, entre 12 e 27 de novembro, em 14 restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha. Durante estes dias, as ementas dos restaurantes são valorizadas com pratos confecionados à base de castanha. Uma ocasião única para saborear as melhores e mais variadas receitas, feitas à base do fruto, classificado como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP). © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: