3 de novembro de 2016

Marktest: Castelo de Vide é o concelho do interior com melhor qualidade de vida mas dinamismo demográfico e económico não acompanha

Clicar na imagem para ampliar.
Castelo de Vide lidera a lista os concelhos do interior que têm mais qualidade de vida, com 16,9 numa escala de 1 a 20, segundo foi divulgado hoje pela empresa Marktest no quadro dos “ratings concelhios” da sua aplicação web Municípios Online.
Em matéria de “dinamismo demográfico” (8 indicadores) e no de “dinamismo económico” (16 indicadores) a posição de Castelo de Vide é mais débil, com notações de 6,5 e de 7,3, respetivamente.
Na qualidade de vida, concelho de Castelo de Vide é seguido por outros concelhos do mesmo distrito de Portalegre: Sousel, Fronteira, Alter do Chão e Marvão, que obtêm entre 15.8 e 16.2 pontos deste rating.
No extremo oposto da tabela encontramos Felgueiras, com um rating de 5.5, a que se seguem os concelhos de Palmela, Lousada, Paredes e Benavente, que não excede um rating de 6.1.
Treze indicadores
O rating de qualidade de vida é composto por 13 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.
Uma análise do rating de qualidade de vida mostra como os concelhos do interior obtêm melhores classificações, considerando globalmente os indicadores base deste rating, como amplitude térmica, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade, equipamentos de saúde ou cultura per capita, etc.
Os ratings concelhios são novas métricas criadas pela Marktest que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho. 
No indicador de “dinamismo demográfico” Castelo de Vide obteve e no de “dinamismo económico”
Rating concelhio tem 3 componentes
O “rating concelhio” é um novo indicador criado pela Marktest para cada um dos 308 concelhos do país. Este rating tem 3 componentes, criadas a partir de 37 indicadores: dinamismo demográfico: 8 indicadores; dinamismo económico: 16 indicadores e qualidade de vida: 13 indicadores.
O rating de dinamismo demográfico é composto por 8 indicadores que pretendem medir o dinamismo da população residente em cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.
O rating de dinamismo económico é composto por 16 indicadores que pretendem medir o dinamismo da economia de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. © NCV
Clicar na imagem para ampliar. 
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: