21 de novembro de 2016

Município de Marvão promove fileira do castanheiro e aderiu ao projeto ClimCast

O Município de Marvão assinou um protocolo com várias entidades parceiras e coordenado pela RefCast, Associação Portuguesa da Castanha, relativo ao projeto ClimCast, a realizar no âmbito da Ação 1.1 «Grupos Operacionais», integrada na Medida 1. «Inovação» do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).
Este projeto prevê a instalação em Marvão de uma estação de controlo climático e um souto de demonstração, como referência de boas práticas. O desenvolvimento deste projeto terá o acompanhamento da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e, no seu decurso, serão ainda efetuadas ações de formação, na área da fileira do castanheiro.
São objetivos da parceria caraterizar a evolução das condições edafoclimáticas das principais regiões produtoras e outras essas regiões em termos de potencialidades para a produção da castanha, identificar as variedades melhor adaptadas às condições climáticas futuras e desenvolver ferramentas para estimar a produção futura.
Para além disso será desenvolvido um manual de boas práticas de cultura da castanha a adotar pelos produtores e pretende-se ainda criar uma rede de avisos para a castanha. © NCV

Sem comentários: