17 de novembro de 2016

Sub-Diretor da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas discutiu com a Autarquia futuro dos arquivos municipais

DSC 0056 1600x1200
DSC 0054 1600x1200
“Luis Santos, Sub-diretor da DGLAB visitou Castelo de Vide na passada sexta-feira, dia 11 de Novembro, tendo-se reunido com o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, e com técnicos da Autarquia. Esta reunião permitiu que a Edilidade apresentasse os seus problemas relativos à inexistência de um Arquivo Municipal, bem como de técnicos arquivistas, pelo que estas necessidades foram discutidas na tentativa de se encontrarem soluções estruturais para salvaguarda e gestão do património arquivista municipal”.
“Para além da reunião em sala, foi ainda visitado o arquivo intermédio, um depósito no antigo Posto da Guarda Fiscal, bem como outros espaços passíveis de constituírem soluções definitivas para o caso vertente”.
“Estratégia que produza uma "Casa da Memória"
“Resultou desta visita um importante contato institucional que evidencia agora um compromisso entre as partes, ficando expresso que a Câmara Municipal irá receber a colaboração técnica para a definição de uma estratégia que produza uma "Casa da Memória", com serviços de salvaguarda e de arquivo documental, mas igualmente de abertura ao público”.
“Basicamente o desafio passa por "romper" com a conceção do arquivo clássico, e conseguir materializar uma nova visão em que o arquivo seja não só um recurso de apoio à administração e de salvaguarda da história documental da instituição, mas também um serviço que promova o conhecimento e a participação de modo mais abrangente”.
“Brevemente será realizada uma visita técnica ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo em que o próprio sub-diretor Luis Santos será o anfitrião”. © CMCV/NCV
DSC 0058 1600x1200

Sem comentários: