9 de dezembro de 2016

Castelo de Vide na Rede Nacional de Municípios
para a Adaptação às Alterações Climáticas

Castelo de Vide é um dos 26 concelhos do país que assinam hoje em Coimbra uma Carta de Compromisso para a criação da Rede Nacional de Municípios para a Adaptação às Alterações Climáticas. O Município está representado pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
Recorda-se que Castelo de Vide já aprovou recentemente em sede de Câmara Municipal e de Assembleia Municipal uma Estratégia Municipal (EMAAC ) nesta matéria.
Técnicos locais distinguidos
A cerimónia decorre no quadro de um seminário no qual a equipa do projecto ClimAdaPT.Local apresenta as conclusões e dá a conhecer o que está a ser feito à escala local e nacional na adaptação às alterações climáticas, estabelecendo os alicerces para o futuro da Adaptação Local em Portugal. Por outro lado, os 2 técnicos municipais envolvidos na elaboração destas EMAAC (João Luís Dona e José Fernando Dias) vão também obter um certificado no âmbito do projecto.
Entre 26 Municípios
Os 26 municípios que participaram no projeto, entre 2014 e 2016, vão apresentar as suas Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC). Entre os restantes participantes estão Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, São João da Pesqueira, Seia, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo. 
Para além dos testemunhos nacionais, o seminário de encerramento do ClimAdaPT.Local vai ainda contar com o contributo de especialistas internacionais. Para conhecer vão estar experiências na Noruega e Espanha.
O projecto ClimAdaPT.Local 
O projecto ClimAdaPT.Local está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA, IP), enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC), no valor total de 1,5 milhões de euros co-financiados a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC. O projecto beneficia de um apoio de 1,270 milhões de euros da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do programa EEAGrants, e de 224 mil euros através do FPC.
O consórcio responsável pelo ClimAdaPT.Local é liderado pelo centro de investigação CCIAM/CE3C da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e constituído por entidades portuguesas e norueguesas (académicas, empresas, ONG e municípios) – entre as quais a Quercus – envolvidas em estudos, elaboração de estratégias e implementação de ações de adaptação, assim como no planeamento e gestão do território ao nível municipal e regional. © NCV
O programa do seminário de encerramento pode ser consultado AQUI.

Sem comentários: