15 de dezembro de 2016

Concorrentes concelhios em destaque na Exposição Distrital de Columbofilia em Campo Maior

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Após vários anos de interregno a Associação Columbófila do Distrito de Portalegre volta a organizar uma Exposição Distrital de Columbófilia nos dias 16 e 17 de Dezembro, a qual englobará a gala de entrega de prémios distritais.
Destaca-se entre os premiados a participação da dupla povoense João Luís e Paulo Dona (7º lugar de Velocidade na campanha de 2016, entre outras) e ainda a participação de outros três concorrentes do concelho: José Aurélio Carrilho Landeiro, de Póvoa e Meadas, José de Alegria Garção Figueiredo, de Castelo de Vide, e Fernando Conceição Branquinho. 
A exposição começa dia 16 com a recepção dos melhores pombos nas várias especialidades (velocidade, meio-fundo, fundo, absoluto e yearlings). 
“Columbófilia no século XXI”
No sábado dia 17 começa às 9 horas a classificação dos pombos para seleccionar os que vão representar o distrito na exposição nacional a decorrer em Janeiro de 2017 em Fafe, e às 11 horas ocorrerá a abertura da exposição ao público; plas 16 horas está programado um colóquio denominado “Columbófilia no século XXI”, com a presença dos seguintes oradores: José Luis Jacinto – Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia, Almerindo Mota – Coordenador da área desportiva da Federação, José Cruz – médico veterinário e capitão Garrido – meteorologista.
Os assuntos a debater ficarão ao critério dos oradores, e poderão ser falados outros que a plateia possa levantar e que estejam dentro da área que os oradores possam esclarecer.
Gala de Entrega de Prémios
Por fim a partir das 19:30 horas começará a Gala de entrega de Prémios das campanhas de 2015 e 2016, onde serão entregues prémios até ao 10º Classificado na Classificação Geral e yearlings, até ao 20º classificado nas várias especialidades (Velocidade, Meio-fundo e Fundo). Classificações disponíveis em www.sistemagp.com/novo/acdportalegre.html
Sendo em 2016 campeão distrital Geral Pedro Barradas, concorrente de Cabeço de Vide, que concorre pelo Grupo Columbófilo Asas de Portalegre; na especialidade de Velocidade venceu a dupla Asas de Tolosa, concorrentes na Sociedade Columbófila Nisense, no Meio Fundo venceu Pedro Barradas, em Fundo e em Yearlings (pombos de ano) venceu o Asas de Tolosa.
Classificação dos concorrentes do concelho
Dos concorrentes do nosso Concelho apenas a dupla Paulo e João Dona de Póvoa e Meadas, concorrendo no nome de Paulo Jorge Inácio Dona, receberão um prémio correspondente ao 7º lugar na especialidade de Velocidade na campanha de 2016, tendo na mesma campanha conseguido 18º lugar geral distrital, o 35º na especialidade de meio fundo, 24º na especialidade de fundo e 26º nos Yearlings. 
Os restantes concorrentes do concelho foram José Aurélio Carrilho Landeiro, de Póvoa e Meadas, que se classificou em 73º de Fundo e 116º na Geral, José de Alegria Garção Figueiredo, de Castelo de Vide, que se classificou em 105º de Velocidade e 120º na Geral, e Fernando Conceição Branquinho que se classificou em 106º de Velocidade, 112º de Meio-fundo e 121º na Geral.
Protocolo de âmbito Social
Aproveitando a presença do Presidente da Federação será também assinado na Gala um protocolo de âmbito social, entre a Federação Portuguesa de Columbófilia, a Associação Columbófila do Distrito de Portalegre, e a Sociedade Columbófila de Elvas com o objetivo de prestar auxílio ao Sócio José Mário Almeida através do fundo social da Federação Portuguesa de Columbofilia, columbófilo que há alguns anos teve a infelicidade de ficar paraplégico após um acidente em trabalhos agrícolas, fundo este que se vem juntar ao que tem sido prestado pela Associação Distrital, isentando-o do pagamento da campanha desportiva, para assim permitir que o José Mário possa continuar com o seu “hobby”. © NCV

Sem comentários: