17 de janeiro de 2017

Albufeira de Póvoa e Meadas alvo de estudo pela Universidade de Évora no âmbito do projeto Gamefish

Nos passados dias 11 e 12 de Janeiro “uma equipa de investigadores da Universidade de Évora e do MARE - UÉ, estiveram na Albufeira de Póvoa e Meadas a desenvolver diversas tarefas que visam definir a tipologia da mesma tendo em conta a sua adequabilidade para a prática da pesca lúdica”, segundo indica uma nota da Autarquia, que não indica no entanto quando prosseguem os trabalhos.
Caracterização da fauna piscícola 
Esta atividade desenvolve-se no quadro do projeto Gamefish e “nesta primeira ação do projeto, as tarefas realizadas incluíram uma campanha de amostragem com vista à caracterização da fauna piscícola existente na albufeira. Para o efeito, foram colocadas redes de emalhar durante um período de 2 a 3 horas e efetuadas capturas com pesca elétrica nas margens. Os peixes capturados foram identificados, medidos, pesados e devolvidos com vida à água”.
Melhor gestão da pesca
“A Câmara Municipal felicita a Universidade de Évora pelo elevado interesse do projecto, agradece que a Albufeira de Póvoa e Meadas tenha sido contemplada e espera com enorme expectativa os resultados científicos que venham a ser alcançados no futuro, os quais seguramente serão determinantes para o conhecimento do recurso piscícola em questão, bem como subsidiário para a melhor gestão da actividade piscatória”.
Plano de gestão para albufeiras alentejanas 
O projecto Gamefish - Gestão e Promoção da Pesca Recreativa em Albufeiras da Região Mediterrânica (ALT20-03-0145-FEDER-000016), tem como entidade promotora a Universidade de Évora, em parceria com o MARE -Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e com o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e enquadrado no Alentejo 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), e afirma como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de gestão direcionado para as albufeiras alentejanas de pequena-média dimensão, que as promova e valorize para a prática da pesca recreativa. © CMCV/NCV

Sem comentários: