3 de janeiro de 2017

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide

Foi publicada esta manhã no sítio Web da Autarquia a Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal, que a seguir se reproduz na íntegra.
Munícipes,
Ao iniciar-se um novo ano, quero expressar, em meu nome pessoal e do Executivo Municipal a que tenho a honra de presidir, votos sinceros de saúde, paz e fraternidade. Desejo que 2017 vos traga grandes concretizações e a realização dos sonhos quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
No que se refere à atividade municipal, podemos, desde já, anunciar que o próximo ano continuará a ser um período bastante intenso, em linha de coerência com as políticas que têm caraterizado este mandato.
Se nos últimos três anos temos vindo a recuperar o Cine Teatro Mouzinho da Silveira, o Posto da G.N.R., a Casa Geminada da Barragem de Póvoa e Meadas, o edifício das antigas Termas e os Paços do Concelho, no ano de 2017 iremos ainda promover a reabilitação/recuperação de outros edifícios igualmente importantes; respetivamente, a Casa do Morgado (Rua Nova), o antigo Forno Comunitário, o edifício do Mercado e o da antiga Caixa Agrícola, entre outros.
Acreditamos que os investimentos que temos vindo a efetuar nestes edifícios municipais não só são essenciais para a conservação e valorização do património imobiliário municipal – traduzindo-se numa clara modernização dos equipamentos e dos serviços públicos prestados -, como também têm sido importantes para a dinâmica do setor da construção civil, o qual detém um peso preponderante na economia local, face ao número de postos de trabalho que assegura.
Mas 2017 trará igualmente outras intervenções que certamente correspondem ao agrado dos castelo-videnses e povoenses, na medida em que serão solucionados casos complexos arrastados ao longo dos anos. A valorização da principal entrada da Vila (Martinho/São José), o Sítio da "Casa do Fura", o edifício da antiga igreja do Espírito Santo e a construção de uma galeria no espaço contíguo ao Museu de Póvoa e Meadas serão igualmente realizações consensuais.
Como já foi recentemente anunciado, Castelo de Vide irá ainda contar com mais um ano de intensas ações imateriais, que proporcionarão a vinda ao nosso concelho de milhares de visitantes em iniciativas desportivas, culturais, científicas, de lazer e recreio.
Apesar do esforço financeiro, dos recursos humanos municipais envolvidos e da exigência de disponibilidade quase permanente, sempre defendemos que a captação de eventos é o principal alimento que dá vida aos empresários ligados à atividade turística.
Todos sabemos o número de ativos que operam na hotelaria, na restauração e afins, comércio tradicional, etc., pelo que é com uma profunda satisfação que observamos, ano após ano, somarem-se as iniciativas e com maior distribuição pelos meses do ano.
A projeção da imagem no exterior, a participação do Município em eventos e realização internacionais, a consolidação das parcerias institucionais, serão igualmente preocupações estratégicas porque permitem reforçar e elevar Castelo de Vide como destino turístico no espaço internacional.
No espaço rural o Município irá contribuir para a recuperação dos recursos cinegéticos através de um projeto pioneiro de âmbito nacional, prevendo ainda a ampliação da rede de abastecimento de água por vários quilómetros, quer na "estrada do Ribeiro da Anta", quer na "estrada do Machoquinho".
Iremos igualmente proceder à ampliação da rede da eletrificação rural levando energia elétrica a montes ainda não iluminados, ao mesmo tempo que continuaremos a beneficiar os caminhos e os acessos que servem o território rural.
Com as coletividades culturais, desportivas e recreativas, para além de contribuirmos para o seu funcionamento regular, queremos encetar novos desafios, particularmente na capacidade de serem estabelecidas parcerias que promovam realizações de interesse comunitário através da participação efetiva dos jovens.
Sublinho também novos projetos de grande impacte na economia local que conhecerão em 2017 passos decisivos. A transformação das antigas oficinas do Manuel Rodrigues num Business Center, a criação de novas empresas ligadas às energias fotovoltaicas, à produção de agroalimentares e de novos serviços de hotelaria e restauração, serão certamente projetos que incentivarão o crescimento económico.
Do ponto de vista social, a revisão aos Regulamentos Municipais atualmente em curso irá implementar um conjunto de novos apoios sociais que visam uma maior proteção e solidariedade para com as famílias e indivíduos mais frágeis e desprotegidos da nossa comunidade.
Em conclusão, espera-nos um Ano Novo de muito trabalho, dedicação, empenhamento, mas conscientes da nossa determinação, entusiasmo e experiência, acreditamos que os objetivos propostos serão alcançados, pelo que da nossa parte continuaremos a contribuir para a construção de Castelo de Vide enquanto concelho de referência a nível nacional.
A felicidade e o bem-estar dos nossos munícipes, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do nosso concelho continuarão a estar no centro das nossas prioridades, com o envolvimento das Juntas de Freguesia, das IPSS's, das coletividades e demais agentes que quotidianamente trabalham em prol da nossa Terra.
Excelente Ano Novo.
António Pita
2 de janeiro de 2017

Sem comentários: