15 de janeiro de 2017

Realiza-se hoje a tradicional Feira de Santo Amaro
- uma das mais antigas do Concelho

Foto © Ana Nunes/NCV (arquivo)
Realiza-se hoje, Domingo dia 15 de Janeiro, na Praça D. Pedro V, mais uma edição da tradicional feira de Santo Amaro.
Esta Feira de Santo Amaro é uma das mais antigas do Concelho. Segundo António Vicente Raposo Repenicado*, a sua origem em dia fixo deve remontar ao reinado de D. Pedro I, lado a lado com a Feira dos Ramos (que poderá ser a mais antiga) e em paralelo com os “mercados ordinários”.
Os afamados panos e os ricos gados
Durante alguns séculos foram esta duas feiras que trouxeram a Castelo de Vide os compradores para os seus (então) afamados panos e os seus gados, até que em 1761 a Câmara Municipal pediu a El-Rei a instituição da Feira de São Lourenço no dia 10 de Agosto de cada ano e em substituição das outras duas. Não se sabem as razões de tal pedido, mas o que todos sabemos é que ambas persistiram na agenda e na cultura locais até hoje, embora perdendo alguma influência relativamente ao certame de Agosto.
Para além destas feiras existiram durante muitos anos – e persistem à sua maneira - os mercados diários ordinários, os mercados das sextas-feiras e a chamado Mercado Franco, na última sexta-feira de cada mês, que foi criado por deliberação da Câmara Municipal de 22 de Novembro de 1909, quase há 100 anos. © NCV
* Vd. “Relação de Sucessos Históricos, Notícias e Acontecimentos Políticos, Administrativos, Sociais e outros da Notável Vila de Castelo de Vide”, in Terra Alta nº 500, de 22 de Janeiro de 1967.

Sem comentários: