16 de fevereiro de 2017

Vereador do PS em Marvão (Jaime Miranda)
propõe classificação da Alameda de Freixos
como Património de Interesse Municipal

Jaime Miranda, vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal de Marvão apresentou ontem mesmo uma proposta, que será presente à próxima reunião do órgão executivo, para a Classificação da Alameda de Freixos na Estrada Nacional 246-1 (Escusa/Portagem) como Património de Interesse Municipal.
Esta proposta socialista será discutida na reunião de Câmara prevista para a próxima segunda-feira, dia 20 de Fevereiro de 2017.
Na opinião do vereador Jaime Miranda este medida será “fundamental para que episódios como os de 13 de Fevereiro de 2017 – abate de 7 freixos centenários – não voltem a acontecer". Sustenta ainda o autarca que "esta Alameda, para além do valor natural e paisagístico, tem nos dias de hoje um importante valor cultural, que importa preservar e proteger".
Processo de 1997 classifica 321 freixos
Segundo uma investigação sumária do NCV, o processo de classificação pelo ICNF do conjunto de 321 freixos como conjunto de “Árvores de Interesse Público” numa “magnífica alameda de altos e frondosos freixos centenários, implantados de ambos ao lados da EN 246-1 (Escusa/Portagem)” foi publicado no Diário da República (II Série) nº 46 de 24 de Fevereiro de 1997 (faz 20 anos). 
Nesse registo se indica que a variedade das árvores é “Fraxinus angustifolia Vahl” e que “o compasso entre as árvores é aproximadamente de 5x5 metros, com 148 freixos do lado Norte e 173 do lado Sul”.
Como observação refere-se que “sendo o tráfego cada vez mais intenso e de maior tonelagem e estando a pôr em perigo todo o conjunto, deveria ser encarada uma alternativa a este troço de estrada, dando novo aproveitamento deste espaço para efeitos de recreio e lazer da população”. © NCV

Sem comentários: