Jaime Miranda, vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal de Marvão apresentou ontem mesmo uma proposta, que será presente à próxima reunião do órgão executivo, para a Classificação da Alameda de Freixos na Estrada Nacional 246-1 (Escusa/Portagem) como Património de Interesse Municipal.
Esta proposta socialista será discutida na reunião de Câmara prevista para a próxima segunda-feira, dia 20 de Fevereiro de 2017.
Na opinião do vereador Jaime Miranda este medida será “fundamental para que episódios como os de 13 de Fevereiro de 2017 – abate de 7 freixos centenários – não voltem a acontecer". Sustenta ainda o autarca que "esta Alameda, para além do valor natural e paisagístico, tem nos dias de hoje um importante valor cultural, que importa preservar e proteger".
Processo de 1997 classifica 321 freixos
Segundo uma investigação sumária do NCV, o processo de classificação pelo ICNF do conjunto de 321 freixos como conjunto de “Árvores de Interesse Público” numa “magnífica alameda de altos e frondosos freixos centenários, implantados de ambos ao lados da EN 246-1 (Escusa/Portagem)” foi publicado no Diário da República (II Série) nº 46 de 24 de Fevereiro de 1997 (faz 20 anos).
Nesse registo se indica que a variedade das árvores é “Fraxinus angustifolia Vahl” e que “o compasso entre as árvores é aproximadamente de 5x5 metros, com 148 freixos do lado Norte e 173 do lado Sul”.
Como observação refere-se que “sendo o tráfego cada vez mais intenso e de maior tonelagem e estando a pôr em perigo todo o conjunto, deveria ser encarada uma alternativa a este troço de estrada, dando novo aproveitamento deste espaço para efeitos de recreio e lazer da população”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário