1 de abril de 2017

António Pita em Oslo (Noruega)
na comitiva da Rede de Judiarias de Portugal

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, participou esta semana em Oslo (Noruega) no encontro bilateral da Rede de Judiarias de Portugal com o Centro de Estudos do Holocausto HL-Senteret (vd notícia AQUI).
Recorda-se que Castelo de Vide foi beneficiário de 8% dos cerca de 5 milhões de euros do programa EEA Grants que a Rede de Judiarias de Portugal recebeu com vista à recuperação e valorização da herança judaica.
De facto, segundo adiantou António Pita esta semana em Oslo, o concelho “receberá cerca de 400 mil euros que têm sido aplicados na recuperação do antigo edifício das termas com vista à criação do Centro Interpretação Garcia de Orta”.
A comitiva portuguesa àquele importante encontro integrou nomeadamente os presidentes das Câmaras Municipais de Belmonte, Sabugal e Bragança e ainda o rabino Elisha Salas, que foram recebidos pela embaixadora Clara Nunes dos Santos, no exercício diplomático das suas funções na Noruega.
Nova candidatura em Abril
De acordo com António Pita, a diplomata “manifestou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido na mudança de paradigma que este projeto impõe para o futuro e expressou o seu apoio a uma nova candidatura que será apresentada no próximo mês pela Rede de Judiarias e a Torre do Tombo aos novos mecanismos financeiros”.
“Sublinhou a importância do trabalho desenvolvido visto que culturalmente o país fica não só mais rico, com estas intervenções de valorização da herança judaica, como turisticamente se vai construindo um novo produto nacional”, adianta o autarca castelovidense. © NCV

Sem comentários: