1 de abril de 2017

Proposta municipal de fim de-semana convida a visitar a Torre de Menagem do Castelo

A proposta municipal de fim de-semana em Castelo de Vide apresenta um convite a visitar as fortificações medievais, mais concretamente a Torre de Menagem do Castelo e a desfrutar da extraordinária vista panorâmica do local.
“Um convite para visitar o centro histórico da vila, onde a vista da Torre de Menagem, a uma cota de elevação de cerca de 600 metros, prende o olhar sobre o tecido urbano tão bem definido dentro da cintura muralhada”.
“As estruturas medievais como a Torre de Menagem, os muros do Castelo e da cerca urbana que remontam aos finais séc. XIII (D. Dinis) enquadram-se no 2º período medieval, passando também pelo 3º período (finais do séc. XIV /D. Fernando e D. João I)”.
“Observam-se elementos arquitetónicos interessantes como a própria Torre de Menagem, os cubelos de secção circular, toda a cerca urbana, as barbacãs e os elementos geométricos da arquitetura gótica (portas com arco quebrado)”.
“Quanto aos dois cachorros visíveis na face SO da Torre, pensa-se que sejam posteriores a 1509. Pela sua localização, parecem ser uma simples latrina que serviria os aposentos da torre. Descubra este e outros elementos do nosso património.”
Os visitantes interessados são convidados a ler mais sobre o local na publicação "Fortificações de Castelo de Vide - História, Arquitetura e Restauro" da autoria de Domingos Bucho, publicação que está disponível para venda no Posto de Turismo. © NCV

Sem comentários: