6 de junho de 2017

Conselho Diocesano de Pastoral reuniu
no passado sábado na Mem Soares

O Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Portalegre " Castelo Branco, reuniu, em reunião ordinária, no dia 3 de junho, na casa diocesana de Castelo de Vide.
Seguindo os pontos da agenda, fez-se a avaliação da XXXIV Peregrinação Diocesana a Fátima, do último domingo de maio. Do programa constava, da parte da manhã, a integração nas cerimónias do Santuário a que presidiu o Bispo de Portalegre - Castelo Branco, da parte da tarde, a sessão, no grande auditório do centro Paulo VI. Foram trocadas algumas impressões e apresentaram-se algumas propostas para melhorar, se possível, esta sessão da tarde.
Programação do próximo ano pastoral
Ouviram-se em seguida os diretores dos secretariados diocesanos e responsáveis pelos movimentos que expuseram as atividades e respetivas datas para a programação do próximo ano pastoral, tendo ficado combinado que, todos deveriam apresentar, ao diretor do Secretariado Diocesano de Pastoral, até 31 de Julho, toda a planificação e propostas de datas, para que, atempadamente, se possa elaborar a calendarização diocesana. Deu-se algum destaque à Assembleia Diocesana de Pastoral a realizar em 30 de setembro, no Cineteatro de Alter do Chão.
Comunicação na diocese não foi abordada
Não foi abordada a questão da comunicação na diocese por impossibilidade da presença, na reunião, dos responsáveis mais diretos pelo sector.
Abordou-se por largo tempo, o capítulo VIII da Exortação Apostólica Post-sinodal “Amoris Laetitia”, conforme agendado divagou-se serenamente e com muito proveito, sobre o “acolher”, “discernir” e “integrar”, tarefa pastoral exigente e delicada mas com necessidade de ser implementada, em conformidade com a doutrina da Igreja e os documentos do magistério. O Bispo Diocesano informou estar a pensar, para breve, na publicação de algumas orientações já em preparação.
A parte da tarde foi ocupada com um trabalho de grupos sobre as perguntas do documento preparatório do próximo Sínodo dos Bispos que se debruçará sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, dando assim a colaboração para a resposta diocesana a enviar ao secretariado da Conferência Episcopal Portuguesa.
Mem Soares, 3 de Junho de 2017
Padre Nuno Folgado

Sem comentários: