20 de junho de 2017

EUROACE e EUROAAA apoiam Torneio Luso-Espanhol de Badminton a 8 e 9 de Julho em Évora

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A X edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton, realiza-se nos dias 8 e 9 de julho de 2017, no Pavilhão D. Bosco - Escola dos Salesianos e no Pavilhão da EBI+JI da Malagueira - Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora. As provas até ao escalão sub.15 (inclusive) disputar-se-ão na Escola da Malagueira e as restantes provas no Pavilhão dos Salesianos. Marcam presença nesta edição dois atletas olímpicos, o Fernando Silva que participou nos Jogos Olímpicos de 2012 e a Telma Santos que participou nos Jogos Olímpicos de 2016 e que será a madrinha do X Torneio Luso-Espanhol de Badminton.
A EUROACE e a EUROAAA, atentas às manifestações desportivas que incentivam a salutar competição, o conhecimento mútuo e o reforço da cooperação entre os jovens, adultos e instituições de ambos os lados da fronteira, não quis deixar de renovar a oportunidade para se associar a mais uma Edição do Torneio Luso-Espanhol de Badminton, reforçando a promoção da sua imagem, motivando e estimulando o desenvolvimento desta iniciativa e modalidade desportiva, acreditando que a mesma é importante para o estreitamento das relações raianas, para o mútuo conhecimento entre povos e para o desenvolvimento efetivo de uma cultura de cooperação transfronteiriça.
O Clube de Badminton de Évora realiza anualmente o Torneio Luso-Espanhol de Badminton. É o maior torneio de Badminton realizado anualmente em Portugal e mesmo na Península Ibérica poucos existem com esta dimensão, envolvendo mais de 350 atletas nacionais e estrangeiros, e vai para a sua X Edição, fazendo com que Évora se afirme cada vez mais como ‘Capital Ibérica de Badminton’.
Este evento desportivo começou no ano de 2007 com cerca de meia centena de atletas de clubes portugueses e espanhóis, na terceira edição participaram mais de duas centenas e, atualmente, participam mais de trezentos e cinquenta atletas. Tem como objetivo promover a modalidade a nível nacional e o intercâmbio entre atletas e clubes de badminton entre regiões e países, promovendo a competição transfronteiriça entre todos os envolvidos, desde as entidades organizadoras/promotoras, passando pelas institucionais, clubes, atletas, familiares e visitantes oriundos das regiões envolvidas, designadamente do Alentejo, da Extremadura e Andaluzia espanhola. A comitiva espanhola, oriunda sobretudo da Extremadura e da Andaluzia, tem vindo a crescer e compete pelos primeiros lugares em quase todos os escalões. O Desporto Escolar, através dos Núcleos do Desporto Escolar, também têm vindo a aderir a esta iniciativa.
À semelhança das edições anteriores, o Torneio atribuirá o Troféu Prof. João Pombo ao melhor jogador não sénior e o Troféu António Carmelo à melhor equipa, em homenagem a duas personalidades responsáveis pelo desenvolvimento do Badminton no concelho e distrito de Évora. © NCV

Sem comentários: