18 de julho de 2017

Marvão promove “O Itinerário d’O Conspirador” de Branquinho da Fonseca

Clicar na imagem para ampliar.
O Município de Marvão promove no próximo sábado, dia 22 de Julho, às 17 horas, na Casa da Cultura, uma sessão pública para apresentação do projeto “O Itinerário d’O Conspirador”, baseado na obra homónima de Branquinho da Fonseca, autor que residiu e trabalhou em Marvão entre 1935 e 1936.
Movimento da Presença
Nesta sessão será feita uma introdução ao movimento da Presença, ao qual pertenceram, além de Branquinho da Fonseca, mais três vultos que viveram no Distrito de Portalegre: José Régio (Portalegre), Francisco Bugalho (Castelo de Vide) e Mário Saa (Ervedal - Avis).
David Mourão-Ferreira, em 1977, ao justificar a razão das comemorações, na cidade de Portalegre, do cinquentenário da revista Presença, que inicia a segunda fase modernista da literatura portuguesa, afirmou: “seja como for, depois de Coimbra e, talvez tanto como o Porto ou como Lisboa, o Distrito de Portalegre concentra alguns dos mais significativos presencistas”. 
Passeio literário pela Vila
“Quarenta anos depois desta evocação e, no ano em que se celebram os 90 anos do aparecimento da revista, o Município pretende dar “vida” ao conto que homenageou Marvão as suas gentes e o seu património histórico e natural, de uma forma quase cinematográfica”.
Após esta sessão, realiza-se o primeiro passeio literário pelas ruas de Marvão, acompanhando Paulo, o protagonista do conto “O Conspirador”, de Branquinho da Fonseca. © NCV

Sem comentários: