15 de setembro de 2017

Nos 450 anos da morte de Garcia d'Orta em 2018: Projeto “Entre Diálogos” foi um dos 38 vencedores do Orçamento Participativo Português

Fotos © D.R./NCV
O Projeto “Entre Diálogos - Evocação à efeméride - 450 Anos da morte de Garcia d'Orta (médico Botânico Judeu”) foi um dos 38 vencedores do Orçamento Participativo Portugal
Desenvolvido e apresentado por Maria do Carmo Lina Fernandes Alexandre, presidente do Grupo de Amigos de Castelo de Vide e funcionaria municipal (área do turismo), o projeto de natureza regional obteve 753 votos, envolve os concelhos de Castelo de Vide, Marvão e Lisboa, tem a duração estimada de um ano (2018), será desenvolvido em articulação com diversas instituições daqueles três concelhos e o orçamento que lhe está associado é de 100 mil euros. Ver mais notícias sobre este assunto AQUI.
Os vencedores do Orçamento Participativo Portugal (OPP) foram conhecidos ontem numa cerimónia no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa (ver fotos que publicamos junto), que contou com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e ainda dos ministros da Agricultura e das Pescas, Capoulas Santos, e da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
Desde Junho - e até ao passado dia 10 de Setembro - foram votados 600 projectos que resultaram das mais de mil propostas apresentadas pelos cerca de 2 mil cidadãos que participaram nos 50 Encontros Participativos organizados por todo o País, nos primeiros meses de 2017. Através do OPP os portugueses puderam decidir como investir 3 milhões de euros.
Foto © D.R./NCV
Nos 450 anos da morte de Garcia d'Orta
O principal objetivo de celebrar a passagem dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta é comunicar a vários públicos quem foi Garcia d'Orta e os contributos da sua obra, “não apenas no passado mas essencialmente trazê-lo para os dias de hoje estabelecendo múltiplos diálogos com a Arte, a Natureza, a Ciência, a Literatura, o Património e a Cultura atual”. 
Para tal, o projeto incluirá uma série de iniciativas em diversas áreas a realizar em Castelo de Vide, Marvão e na Área Metropolitana de Lisboa dirigidas a diferentes públicos. Entre estas iniciativas incluem-se a realização de identificação e criação de rotas e ro© NCVteiros de interesse turístico com ligações a museus, bibliotecas, jardins e hortas, palestras, conferências, exposições, workshops temáticos, espetáculos de teatro, cinema, dança, música, e edição de livro infantil sobre Garcia d'Orta.
Será também criada página na Internet com material pedagógico e merchandising associado. 
Promover a interculturalidade
Este projeto “Entre Diálogos” materializa-se num calendário festivo em 2018 para valorizar a efeméride Garcia de Orta, assinalando os 450 anos da sua morte. Esta evocação a Garcia de Orta - médico castelo-vidense que da Índia divulgou a matéria médica oriental numa época em que expansão portuguesa promoveu a circulação de mercadorias, gentes e saberes variados - visa igualmente, nesta nova época de globalização, aproximar ocidente e oriente (através da Casa de Goa) promovendo a interculturalidade dentro da região, nos municípios de Castelo de Vide e Marvão. 
Releituras dos “Colóquios dos simples”Adicionar legenda
A obra “Os colóquios dos simples” porque não se restringe unicamente à matéria médica mas relata, a propósito dela, uma série acontecimentos históricos, tradições e aspetos culturais da época, continua a suscitar o interesse e o estudo académico, agora sob diferentes perspetivas. Neste sentido, é certamente inovador e interessante fazer releituras desta obra proporcionando, a propósito dela, um intercâmbio de produtos, visitantes e conhecimentos variados que, ontem como hoje, aproxime culturas, religiões, territórios, passado, presente e futuro. © NCV
Fotos © D.R./NCV

Sem comentários: