Decorre em Castelo de Vide na próxima semana (de 2 a 7 de Outubro) uma Semana de Estudos Medievais no quadro do acordo de colaboração entre o Município local e a Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A iniciativa foi alvo de um despacho do Presidente da Câmara Municipal, datado de 29 de Agosto, e agrupa uma série de eventos que terão lugar no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira: começa com a Escola de Outono (dias 2 e 3), prossegue com o 1º Colóquio da Rede Internacional de Estudo sobre as Pequenas Cidades no Tempo (dia 4) e termina com as II Jornadas Internacionais de Idade Média (dias 5 a 7).
“A participação nos diversos momentos da Semana de Estudos Medievais implica o pagamento de uma inscrição, a qual foi definida pelo Instituto de Estudos Medievais”, lê-se no despacho do presidente da Câmara Municipal, António Pita.
Câmara Municipal e Instituto de Estudos Medievais
A iniciativa “visa assegurar a divulgação do património histórico-cultural do período da Idade Média e debater a importância dos espaços e poderes na Europa urbana medieval”. “Apoiado no enorme sucesso alcançado na primeira edição junto da comunidade académica e dos investigadores da área, houve necessidade de aumentar o número de dias do evento e criar diferentes momentos para corresponder às expectativas da organização (Câmara Municipal de Castelo de Vide e Instituto de Estudos Medievais) e dos investigadores”.
“Espaços e poderes na Europa urbana medieval”
A Escola de Outono dirige-se a alunos de mestrado e doutoramento e tem como tema os “espaços e poderes na Europa urbana medieval”. Pretende-se “que os estudantes possam aprofundar conhecimentos e competências num ambiente de debate e troca de experiências com especialistas de renome, provenientes de prestigiadas universidades, num ambiente que pretende estimular um olhar interdisciplinar sobre o tema”.
O 1º Colóquio da Rede Internacional de Estudo sobre as Pequenas Cidades no Tempo, formalizada em Castelo de Vide em 2016, será o primeiro encontro científico da rede com o tema “Pequenas cidades: um objeto de estudo coerente?”.
Finalmente nas II Jornadas Internacionais de Idade Média os investigadores vão “debruçar-se sobre a análise do espaço, uma vez que a cidade é a forma mais complexa de interdependência entre os homens, organizando a sua existência social mediante formas e regras específicas”, refere o despacho de António Pita. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário