Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Realizam-se entre amanhã 5ª feira e sábado em Castelo de Vide as as II Jornadas Internacionais de Idade Média, no âmbito da designada Semana de Estudos Medievais que se materializa no quadro do acordo de colaboração entre o Município local e a Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A iniciativa começou com a Escola de Outono (2ª e 3ª feira) e prosseguiu esta quarta-feira com o 1º Colóquio da Rede Internacional de Estudo sobre as Pequenas Cidades no Tempo, formalizada em Castelo de Vide em 2016, o primeiro encontro científico da rede subordinado ao tema “Pequenas cidades: um objeto de estudo coerente?”. Recorda-se que António Pita é até agora o único membro do Conselho Consultivo da Rede.
Estas II Jornadas Internacionais de Idade Média (de 5ª feira a sábado) os investigadores vão “debruçar-se sobre a análise do espaço, uma vez que a cidade é a forma mais complexa de interdependência entre os homens, organizando a sua existência social mediante formas e regras específicas”, refere o despacho de António Pita.
De acordo com António Pita, a iniciativa da Semana de Estudos Medievais “visa assegurar a divulgação do património histórico-cultural do período da Idade Média e debater a importância dos espaços e poderes na Europa urbana medieval”.
“Apoiado no enorme sucesso alcançado na primeira edição junto da comunidade académica e dos investigadores da área, houve necessidade de aumentar o número de dias do evento e criar diferentes momento 1º Colóquio da Rede Internacional de Estudo sobre as Pequenas Cidades no Tempo s para corresponder às expectativas da organização (Câmara Municipal de Castelo de Vide e Instituto de Estudos Medievais) e dos investigadores”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário