29 de novembro de 2017

Castelo de Vide no encerramento do EEA Grants que financiou o Centro de Interpretação Garcia d'Orta

Castelo de Vide esteve representado ontem em Lisboa na cerimónia de encerramento do EEA Grants, um mecanismo europeu financiado pela Noruega, Luxemburgo e Lichenstein, que apoiou em quatro milhões de euros o projeto "Rotas de Sefarad". 
Na cerimónia, que se realizou no Centro Cultural de Belém e foi presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, marcou presença o Presidente da Câmara Municipal António Pita.
O projeto "Rotas de Sefarad" encerra no final deste ano e envolveu mais de 7 milhões de euros (incluídas as contribuições municipais) com uma execução de 95%. 
Em Castelo de Vide foram financiadas as primeiras obras e o projeto de musealização do futuro Centro de Interpretação Garcia d'Orta no edifício das antigas Termas na Fonte da Vila.
O projeto "Rotas de Sefarad, Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo de Culturas", foi lançado em Junho de 2014, promovido pela Rede de Judiarias de Portugal com um financiamento assegurado de 4,7 milhões de euros, dos quais 4 milhões do EEA Grants e 705 mil euros do Estado Português, a que se juntaram cerca de 2,5 milhões de euros assegurados pelos municípios. Permitiu preservar a identidade e cultura judaica do país, valorizar o património local e o território e promover o turismo judaico.
Intervenções em todo o país
Foram 17 as intervenções materiais realizadas em todo o país: o Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita, o Hejal (Centro Paroquial da Nossa Senhora da Vitória no Porto), a Sinagoga de Vila Cova à Coelheira (Vila Nova de Paiva), o Museu Bandarra (Trancoso), o Memorial da Vida de Aristides de Sousa Mendes e a Sinagoga de Malhada Sorda (Almeida), a Casa da História Judaica da Raia Sabugalense (Sabugal), o Museu Judaico (Belmonte), a Casa da Memória Sefardita António Ribeiro Sanches (Penamacor), a Casa da Memória Judaica e dos Cristãos-Novos (Castelo Branco), o Centro de Diálogo Interculturas de Leiria (Leiria), a Sinagoga de Tomar, o Centro de Interpretação Garcia D'Orta (Castelo de Vide), o Story Center dedicado à presença Judaica na Idade Média (Torres Vedras), o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer), a Musealização do Museu Judaico de Belmonte, a Casa da História Judaica de Elvas e a Casa da Inquisição (Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz). © NCV

Sem comentários: