24 de novembro de 2017

I Jornadas Internacionais de Idade Média: livro de atas disponível na Biblioteca, Sinagoga e Posto de Turismo

No passado dia 5 de Outubro, e no âmbito da segunda edição das Jornadas Internacionais de Idade Média, foi lançado o livro de atas da primeira edição das Jornadas, intitulado: "O Papel das Pequenas Cidades na Construção da Europa Medieval", que teve lugar em Castelo de Vide, de 6 a 8 de outubro de 2016.
Segundo uma nota publicada ontem pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, o livro já está “disponível na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, na Sinagoga e no Posto de Turismo de Castelo de Vide, é produto de conhecimento da comunidade académica europeia medievalista”.
“O livro reúne os resumos das comunicações de reputados investigadores portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e alemães que reflectiram sobre os pequenos núcleos urbanos medievais em Castelo de Vide. Com coordenação científica de conceituados Professores Catedráticos europeus, o livro conta com edição das Professoras Doutoras Adelaide Millán da Costa, Amélia Aguiar Andrade e Catarina Tente, exímias referências na História Medieval Portuguesa". 
"Antes da vide e do castelo"...
"Destaca-se o facto da investigação sobre Castelo de Vide estar obviamente presente no livro, com um artigo dos Investigadores Sara Prata e Fabián Cuesta-Gómez: "Antes da vide e do Castelo: arqueologia da Alta Idade Média no território de Castelo de Vide".
“As Jornadas vertentes, e o livro, inserem-se num já vasto percurso de cooperação científica entre a Autarquia e o Instituto de Estudos Medievais, subscrito num protocolo de cooperação com aquele Instituto, sendo que, principalmente na área da arqueologia, o trabalho conjunto desenvolvido é já longo e produtivo”.
“As Jornadas Internacionais de Idade Média, realizadas em Castelo de Vide, marcam assim o ritmo dos encontros regulares sobre Idade Média a nível internacional”. © CMCV/NCV

Sem comentários: