23 de novembro de 2017

Misericórdia de Portalegre inaugura amanhã o Auditório José Martins Elias

A Santa da Misericórdia de Portalegre vai realizar, no dia 24 de Novembro pelas 10h30, a cerimónia de inauguração do seu Auditório que terá o nome de José Martins Elias, numa homenagem ao antigo benemérito da Instituição.

O Auditório José Martins Elias tem capacidade para 70 pessoas e está equipado com mobiliário moderno e todos os meios técnicos que lhe permite ser um espaço privilegiado para realização de eventos, conferências, seminários, concertos, recitais, ações de formação etc. 
Este equipamento que promete dinamizar a vida cultural e empresarial da cidade, resultou do investimento realizado no âmbito da obra de ampliação e remodelação do edifício sede da Santa Casa de Portalegre que foi realizada entre 2012 e 2015 e financiada pela medida 6.12 do POPH.
No dia da inauguração será ainda homenageado um antigo utente da Instituição - Joaquim Ceia, através de uma pequena exposição de Pintura da sua autoria.
Para João José Mousinho Serrote, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, “é com muita honra e satisfação que realizamos esta cerimónia. O Sr. José Martins Elias foi um grande amigo desta casa e por isso lhe fazemos esta significativa homenagem, reconhecendo, mais uma vez, a generosidade e apoio que deu à Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, pretendemos perpetuar a sua memória, atribuindo o seu nome ao nosso auditório. Além disso, esta inauguração vai permitir abrir o espaço do auditório à comunidade, o que nos dá uma enorme alegria porque a partir de agora a população, o tecido empresarial e cultural da região vai poder tirar partido deste moderno equipamento.
Lavrador e Benemérito 
Natural da Freguesia da Urra, concelho de Portalegre, onde nasceu em 1859, José Martins Elias, contribuiu generosa e decisivamente de várias formas para que algumas instituições de assistência, sempre carentes de meios e recursos, pudessem prosseguir a sua actividade social e assistencial. De entre essas instituições, a Santa Casa da Misericórdia, que geria o único Hospital do Concelho com as grandes dificuldades inerentes à época, foi a que mais beneficiou da benemerência de José Martins Elias, a ponto de, em 1934, lhe ser feita uma justa e pública homenagem, através da perpetuação do seu nome gravado numa placa de mármore, colocada em lugar de destaque no Hospital. Morreu na sua terra em 1933, contava 74 anos de idade. © NCV

Sem comentários: