A Associação Elefante Andante promove no próximo Domingo, dia 3 de Dezembro, das 15 às 18 horas, o evento "You and Immigration - a relation that can change worlds" que terá lugar nas instalações da Casa Fluxus em Castelo de Vide.
O evento destina-se a assistentes e educadores sociais, ou a simples cidadãos interessados, e integra uma palestra e um workshop e será animado por Dari Ush que se desloca da Alemanha para compartilhar a sua experiência no trabalho com comunidades imigrantes. Trabalha atualmente com refugiados sírios e afegãos perto de Hamburgo e está de passagem por Portugal para oferecer esta palestra + workshop sobre imigração, diferentes culturas, hábitos e modos de vida e como a percepção desempenha um papel determinante na opinião que cada um forma sobre algo que lhe é desconhecido / novo.
A percepção das diferenças
Dari Ush |
"Esta conversa não será tanto sobre a imigração em si e o que a causou, mas a nossa percepção cultural sobre a mesma. A imigração é uma realidade sinónimo da nossa interação com o mundo. Se nos aproximarmos de uma compreensão mútua, muitas distâncias podem ser evitadas”.
“Há um ano atrás, em Hamburgo, no dia de recepção aos pais numa escola, um casal muçulmano veio conhecer o professor de seu filho. O Pai recusou-se a apertar a mão da professora do sexo feminino. A situação ganhou tal dimensão que é agora uma lei juridica a impossibilidade de recusa em apertar a mão de um professor”.
“Nesta conversa vamos aprofundar sobre como a percepção das diferenças actuam e separar a percepção do certo e errado e descobrir o que as realidades podem ser e significar", sublinha Dari Ush.
Projeto Escola Nómada da Casa Fluxus (Portugal)
Este evento integra o projeto Escola Nómada da Casa Fluxus (Portugal), “um espaço que recebe propostas de partilha activa com a comunidade rural local, em troca de estadia temporária. Uma palestra, uma conversa, uma oficina, uma aula, um momento de "como fazer". Compartilhando dons, experiências e visões, uma inspiração e capacitação comuns, criando um fluxo contínuo de aprendizagem e partilha, proporcionando conecção direta com o ecossistema, pessoas e cultura local. Escola aberta, escola viva, de e para as pessoas”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário