“No âmbito do Mês da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo Internacional, realizou-se no Centro Municipal de Cultura as "Jornadas sobre Cultura Sefardita" com o tema “O último Caminho Sefarad”.
“Estas jornadas tiveram como objectivo dar a conhecer o património Judaico riquíssimo que existe em ambos os lados da fronteira, bem como a herança material e imaterial que ficou como legado sobretudo nesta região do Tejo Internacional onde decorre a acção do INTERREG V -A Espanha Portugal, nomeadamente o projecto 0068_REDTI_4_E Taejo Internacional”.
“As apresentações ficaram a cargo de Javier Corbacho, Director da Geodatum, empresa responsável pela elaboração do Estudo sobre a rota de Sefarad, professor da Universidade da Extremadura, apresentou os resultados do referido estudo”.
“Fernín Mayorga, investigador com o tema da Inquisição Espanhola e o resultado das práticas da Inquisição que deram origem a hábitos ainda hoje praticados nas mais diversas localidades que possuem judiarias em Espanha”.
“Carolino Tapadejo apresentou dados sobre a judiaria de Castelo de Vide bem como a herança imaterial quer no que diz respeito à gastronomia como práticas resultantes da fusão do Judaísmo com o Cristianismo”. © CMCV/NCV
Ver mais notícias AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário