6 de fevereiro de 2018

Trabalhadores municipais com tolerância de ponto ampliada para dois dias no Carnaval

Clicar na imagem para ampliar.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, concedeu Clicar na imagem para ampliar.tolerância de ponto "a todo o pessoal que presta serviço" na terça-feira de Carnaval, dia 9 de Fevereiro.
O despacho da passada segunda-feira dia 5 de Fevereiro, idêntico na sua fundamentação ao de anos anteriores, amplia no entanto a tolerância de ponto, discriminando “os trabalhadores da área administrativa e técnica superior” do “pessoal operário”.
Os primeiros trabalhadores têm direito a escolher também os dias 12 ou 14 (metade na segunda-feira e os restantes na quarta-feira) e ao “pessoal operário” acresce obrigatoriamente a segunda feira dia 12 de Fevereiro.
Serviços essenciais assegurados
António Pita determina ainda neste seu despacho “que sejam assegurados os serviços essenciais, devendo os superiores dos mesmos, no âmbito das suas unidades e subunidades orgânicas, assegurar o seu regular funcionamento, relativamente aos serviços qqu não podem deixar de laborar”.
No edital que anuncia a decisão, o autarca considera "o princípio da autonomia administrativa inerente à natureza jurídica, própria das Autarquias Locais".
Mais sublinha em apoio desta sua decisão, idêntica à de anos anteriores, que "a comemoração dos festejos carnavalescos se encontra enraizada nos hábitos das populações e, no caso de Castelo de Vide, é vivida de forma singular e intensíssima".
Por outro lado, acrescenta António Pita que "o Carnaval de Castelo de Vide assume carácter genuíno e de relevante importância turística, estando estes festejos associados à história, tradição e cultura de todos os que ao longo dos tempos tiveram o engenho e a arte de as preservar, através de planeamentos sucessivos e significativos, interligando-se a dinâmicas económicas locais". © NCV

Sem comentários: